
Diante do cenário hídrico de Americana as regiões mais afetadas nesta quinta-feira são os bairros São Vito, São Luiz, Jardim Boer, Jardim Brasil (parte alta) e Praia Azul. A autarquia ressalta que, no decorrer do dia, os locais com mais dificuldade no abastecimento podem mudar.
Reservatórios
O município enfrenta nesta quinta-feira (2) mais um dia de escassez no abastecimento de água. Segundo o Departamento de Água e Esgoto (DAE), os reservatórios da cidade somam apenas 15 milhões de litros, volume bem abaixo do considerado ideal, que seria de 36 milhões.
A crise hídrica levou a Prefeitura de Americana a decretar, na terça-feira (30), estado de emergência. A medida autoriza ações como intensificação do combate a vazamentos, contratação de caminhões-pipa e reforço em campanhas de uso consciente da água.
Meio ambiente
O baixo nível do Rio Piracicaba, aliado à estiagem prolongada, tem comprometido o processo de captação e tratamento, reduzindo ainda mais a oferta no município. Enquanto não há previsão de chuvas consistentes, a recomendação é que os moradores economizem o recurso.