Pré-candidata a deputada federal enfrenta crise aguda de fibromialgia, que causa dores intensas
A pré-candidata a deputada federal, Maria Giovana Fortunato (PDT) anunciou nesta segunda-feira (1°) uma pausa de cinco dias em compromissos de pré-campanha devido a um tratamento emergencial de saúde.
Maria Giovana passa por crise aguda de fibromialgia e neuralgia pós-herpética, que é uma das complicações da herpes-zóster. De acordo com nota oficial da pré-candidata, o quadro é desencadeado por estresse excessivo.
A pré-candidata, que também é sanitarista e especialista em gestão pública de saúde, relatou que conduziu seus compromissos com dores nos últimos dias. Foi constatada necessidade dela se submeter a um tratamento emergencial após exame clínico para evitar o colapso de seu sistema nervoso.
Giovana comentou que os medicamentos necessários para o tratamento são fortes e exigem o cancelamento de todos os seus compromissos nos próximos dias. “Entendo que neste momento preciso seguir as recomendações médicas e priorizar minha saúde”, disse.
Na nota, a sanitarista pede compreensão. “Em breve estaremos juntos novamente e com muita disposição para seguir com o nosso trabalho”, afirmou.
De acordo com a Agência Fapesp, a herpes-zóster é provocada pelo vírus Varicella zoster, agente causador da catapora. Esse vírus permanece no organismo e pode voltar a incomodar depois de anos. Um dos sintomas é a neuralgia, dor intensa e incessante que afeta nervos da região torácica, cervical e nervos na face e da lombar. A reativação do vírus pode alterar o funcionamento dos neurônios sensitivos e resultam em neuralgia herpética.