sexta-feira, 26 abril 2024

Moradores de Americana denunciam suposto envenenamento de animais

Nos últimos 15 dias, ao menos oito gatos e um gambá foram encontrados mortos em pontos diferentes 

Gambá encontrado morto por uma moradora (Foto: Divulgação)

Moradores do Jardim Glória, em Americana, suspeitam que animais estão sendo vítimas de envenenamento no bairro. Nos últimos 15 dias, ao menos oito gatos e um gambá foram encontrados mortos em pontos diferentes, entre as ruas das Nogueiras e das Castanheiras, além de outros bichos com sinais de intoxicação.

De acordo com uma moradora, que pediu para não ser identificada, casos semelhantes já acontecem na região desde 2019. “Eu e outros moradores estamos preocupados, por que há pouco mais de um ano e meio encontramos animais mortos por aqui, mas a quantidade nos últimos dias foi muito alta. Sempre registramos boletins de ocorrência, mas as mortes continuam. Enquanto isso é comum ver pessoas cartazes de pessoas procurando por gatinhos desaparecidos em um mercado que fica aqui perto”, comenta. 

Na última terça-feira (5), ela encontrou um gambá morto no quintal de casa, que também acredita ter sido vítima de envenenamento. Na ocasião, outro boletim de ocorrência foi registrado. “Fui orientada pela Gama (Guarda Municipal) a procurar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e lá eles me pediram que levasse o animal em um veterinário particular, fizesse o boletim e só aí procurasse por eles”, relata.

Por meio de nota, o CCZ informou que não realiza exames de necropsia após o recolhimento do corpo pelo setor. “O animal é encaminhado imediatamente para destino final, não sendo possível a realização de exames futuros”, diz.

Em relação aos animais domésticos, cujos proprietários decidem acionar a Justiça, a orientação do CCZ é para que o corpo não seja descartado e que passe por um serviço veterinário para comprovação do envenenamento.

No caso de animais silvestres, a recomendação é que seja realizado um boletim de ocorrência por crime ambiental, que prevê detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também