Uma área de vegetação localizada na Avenida Estados Unidos, no Parque das Nações, em Americana, tem sido alvo de reclamações de moradores devido ao abandono e ao descarte irregular de lixo. O local apresenta resíduos espalhados em diversos pontos, mato alto, ausência de lixeiras bem distribuídas e cerca danificada.
O espaço, que poderia ser utilizado para lazer da população, conta com campo de futebol, gangorra para crianças, equipamentos para exercícios de idosos e um trajeto destinado à caminhada e corrida. No entanto, a falta de manutenção e o descarte irregular de resíduos têm comprometido o uso da área.

Espaço de lazer abandonado
Morador do bairro, Emerson Rivaldo afirma que a situação não é recente. “Já faz um tempo que a gente percebe uma certa negligência, apesar de a gente reclamar com a prefeitura. Você vê mato alto, descarte de entulho, descarte de lixo, móveis, muitas dessas coisas são a própria população que acaba colocando aqui.”
Ele ressalta que parte do problema é causada pelos próprios moradores da região. “Antigamente aqui tinha lixeira para recolhimento de lixo em geral, tinha uma capina até que regular, mas hoje as lixeiras sumiram. A gente não vê mais uma limpeza regular, o mato continua alto e o pessoal, ao invés de ajudar, acaba trazendo mais lixo para cá”, afirmou.
Falta de manutenção afasta a população
Segundo Emerson, as condições atuais fazem com que a área, que poderia ser bem aproveitada, acabe se tornando um espaço abandonado e propício ao acúmulo de lixo. Ele relata que até mesmo a caminhada se torna inviável para a prática de atividades físicas.
Em períodos de calor, o local poderia funcionar como ponto de encontro para os moradores do bairro, mas isso deixou de acontecer. O morador também aponta a necessidade de conscientização da população do entorno e afirma já ter presenciado, ao menos duas vezes, pessoas descartando lixo irregularmente no local. Ao tentar intervir, diz que foi ignorado.

O que diz a Prefeitura de Americana
Em nota, a Prefeitura de Americana informou que, por meio da Unidade de Limpeza Pública da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), a demanda será encaminhada à equipe responsável. A administração afirmou ainda que a limpeza dos materiais descartados irregularmente será incluída no cronograma de serviços.
O município esclareceu que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental e também configura infração prevista na Lei Municipal nº 4.198/2005. A prefeitura informou ainda que Americana conta com ecopontos para o descarte adequado de resíduos e realiza ações contínuas de limpeza pública e conscientização ambiental.
Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas ao Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Americana, pelos telefones 153 e (19) 3461-8631, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no número (19) 3475-9024.





