sexta-feira, 2 janeiro 2026
MEIO AMBIENTE

Moradores do Parque das Nações denunciam falta de manutenção da Prefeitura de Americana em área de vegetação

Espaço na Avenida Estados Unidos apresenta mato alto, resíduos espalhados e falta de manutenção, segundo moradores; Prefeitura de Americana afirma que limpeza será incluída no cronograma
Por
Nicoly Maia

Uma área de vegetação localizada na Avenida Estados Unidos, no Parque das Nações, em Americana, tem sido alvo de reclamações de moradores devido ao abandono e ao descarte irregular de lixo. O local apresenta resíduos espalhados em diversos pontos, mato alto, ausência de lixeiras bem distribuídas e cerca danificada.

O espaço, que poderia ser utilizado para lazer da população, conta com campo de futebol, gangorra para crianças, equipamentos para exercícios de idosos e um trajeto destinado à caminhada e corrida. No entanto, a falta de manutenção e o descarte irregular de resíduos têm comprometido o uso da área.

O espaço foi tomado pela falta de manutenção e pelo descarte irregular de lixo. Foto: Reprodução

Espaço de lazer abandonado
Morador do bairro, Emerson Rivaldo afirma que a situação não é recente. “Já faz um tempo que a gente percebe uma certa negligência, apesar de a gente reclamar com a prefeitura. Você vê mato alto, descarte de entulho, descarte de lixo, móveis, muitas dessas coisas são a própria população que acaba colocando aqui.”

Ele ressalta que parte do problema é causada pelos próprios moradores da região. “Antigamente aqui tinha lixeira para recolhimento de lixo em geral, tinha uma capina até que regular, mas hoje as lixeiras sumiram. A gente não vê mais uma limpeza regular, o mato continua alto e o pessoal, ao invés de ajudar, acaba trazendo mais lixo para cá”, afirmou.

Falta de manutenção afasta a população
Segundo Emerson, as condições atuais fazem com que a área, que poderia ser bem aproveitada, acabe se tornando um espaço abandonado e propício ao acúmulo de lixo. Ele relata que até mesmo a caminhada se torna inviável para a prática de atividades físicas.

Em períodos de calor, o local poderia funcionar como ponto de encontro para os moradores do bairro, mas isso deixou de acontecer. O morador também aponta a necessidade de conscientização da população do entorno e afirma já ter presenciado, ao menos duas vezes, pessoas descartando lixo irregularmente no local. Ao tentar intervir, diz que foi ignorado.

A área de vegetação fica no Parque das Nações em Americana. Google Maps

O que diz a Prefeitura de Americana
Em nota, a Prefeitura de Americana informou que, por meio da Unidade de Limpeza Pública da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu), a demanda será encaminhada à equipe responsável. A administração afirmou ainda que a limpeza dos materiais descartados irregularmente será incluída no cronograma de serviços.

O município esclareceu que o descarte irregular de resíduos é considerado crime ambiental e também configura infração prevista na Lei Municipal nº 4.198/2005. A prefeitura informou ainda que Americana conta com ecopontos para o descarte adequado de resíduos e realiza ações contínuas de limpeza pública e conscientização ambiental.

Denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas ao Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Americana, pelos telefones 153 e (19) 3461-8631, ou pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), no número (19) 3475-9024.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também