O balanço foi divulgado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos
Por Henrique Fernandes
O primeiro mês de atendimento do Cadastro Único no novo endereço foi marcado por 902 atendimentos, de acordo com balanço divulgado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A nova sede foi inaugurada pelo prefeito Chico Sardelli (PV) no dia 10 de abril, na Rua Dom Pedro II, nº 275, no Centro de Americana. Nos primeiros 30 dias, foram realizados 362 atualizações de cadastros, 191 inclusões e transferências, além de 349 ações diversas como, agendamentos, informações, consultas e encaminhamentos.
“Ficamos muito felizes com o balanço dos atendimentos. Nosso trabalho é voltado para atender as famílias sempre da melhor maneira, com qualidade e boa infraestrutura”, destacou o prefeito.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, parabenizou a equipe e falou sobre os serviços do Cadastro Único. “O balanço mostra que estão sendo oferecidos serviços de qualidade e conforto às pessoas que mais precisam de atenção em nossa cidade”, disse Juliani.
“São visíveis os benefícios após a mudança do prédio. A localização, próximo do terminal urbano, torna o acesso mais fácil, o espaço é amplo e temos mais funcionários trabalhando, enfim, esse primeiro mês fluiu e os atendimentos foram positivos”, disse a gestora da Secretaria de Assistência Social, Valéria Mascaro.
Por conta da organização, a Associação Beneficente Antônio José Guarda (AJG), que gerencia o Cadastro Único no município, está antecipando os agendamentos que seriam feitos em julho e agosto para as próximas semanas.
O Cadastro Único
O Cadastro Único possui benefícios concedidos pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, como o Programa Bolsa Família; o Benefício de Prestação Continuada (BPC); o programa Viva Leite; a Carteira para Idosos; o acesso a programas habitacionais; programas de redução de energia elétrica; isenção de inscrição de concurso público; alíquota reduzida INSS; para acesso aos Benefícios Eventuais como o Cartão Americana Alimenta e demais serviços e benefícios da Política Nacional da Assistência Social sob gestão da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, a partir de informações sobre o núcleo familiar, das características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
São consideradas famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.