O Espaço TEA (Transtorno de Espectro Autista), dedicado exclusivamente ao atendimento de pessoas com o transtorno, foi inaugurado na noite desta terça-feira pela prefeitura. A nova unidade, localizada no Núcleo de Especialidades, em anexo ao Hospital Municipal de Americana. O espaço oferece uma infraestrutura com três salas de atendimento, dois banheiros, sala de espera e uma sala sensorial totalmente equipada. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
“O espaço é importante para a população, especialmente para quem necessita de seu uso. Não tenho nenhuma dúvida de que se trata de um projeto de grande alcance social e de significativa importância para a saúde. Seja para o bem-estar das crianças, das pessoas com transtorno do espectro autista ou, ainda, para garantir segurança aos pais dessas crianças”, afirma o prefeito Chico Sardelli.
Projetada para proporcionar conforto e estímulos controlados, a sala sensorial conta com iluminação especial, sistema de áudio com volume ajustável, globo espelhado, tubo de bolhas, feixe óptico de néon, colchonetes de espuma, pufes, painel de estímulos, luzes laser e espelhos nas paredes. Também estão disponíveis livros, brinquedos, jogos de tabuleiro, jogos de memória, peças de lego e outros materiais didáticos.
Em entrevista à TV TODODIA, o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, disse que a sala sensorial é um diferencial que promove o bem-estar e o desenvolvimento das pessoas com o transtorno.”A sala sensorial é um grande diferencial do projeto. Ela oferece aos nossos pacientes com TEA um espaço adequado para reduzir a ansiedade, estimular os sentidos e favorecer o desenvolvimento, sempre com respeito às particularidades de cada um. É um marco na construção de uma saúde pública mais inclusiva”, afirma o responsável pela pasta
A gestão do Espaço TEA está sob responsabilidade de uma empresa contratada pelo Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), que disponibiliza uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicopedagogo, todos com formação em terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada), conforme exigido em contrato.
Além desses profissionais, o serviço também conta com o apoio de especialistas já atuantes no Núcleo de Especialidades, como psiquiatra infantil, neuropediatra, nutricionista e recepcionista. O encaminhamento ao serviço é feito pelo setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é de que o espaço realize cerca de 280 atendimentos por semana.
Antes da inauguração, o Núcleo de Especialidades já recebia pacientes com TEA, mas agora passa a contar com uma estrutura totalmente adaptada às necessidades deste público. O investimento total no Espaço TEA foi de R$484 mil, provenientes do FMDU (Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano) e da Secretaria Municipal de Saúde, além de R$100 mil em verbas impositivas dos vereadores Lucas Leoncine e Leco Soares.
