Domingo, 28 Novembro 2021

ONG prepara relatório de atuação de vereadores

AmericanaLegislativo

ONG prepara relatório de atuação de vereadores

Observatório faz balanço de desempenho dos parlamentares de Americana 

ação | Reunião realizada no dia 17 de agosto para apresentação do 5º Congresso (Foto: Reprodução)
Um relatório sobre as atividades legislativas de Americana será publicado nas próximas semanas pela unidade do OBS (Observatório Social do Brasil). A iniciativa é resultado do trabalho de acompanhamento feito pela ONG (Organização Não-Governamental) nos últimos três anos.

Fundada na cidade em 2018, a organização é voltada ao monitoramento da aplicação dos recursos públicos. A expectativa é a de que a divulgação aconteça durante o 5º Congresso Pacto pelo Brasil, que promove debates sobre a gestão inteligente de cidades entre os dias 24 de agosto e 26 de setembro.

De acordo com a diretora-executiva da OBS Americana, a contadora Elza Cassitas Sferra, o levantamento apresentará um balanço do desempenho dos vereadores do município com informações que vão desde quanto é gasto por cada um, quais projetos já apresentaram desde o início do mandato até o número de faltas a sessões.

Os dados foram colhidos seguindo uma metodologia do OBS e compilados por meio da plataforma MonitLegis, ferramenta criada pela organização. "O relatório é fruto da atuação de um de nossos GTs [grupos de trabalho]", explica Elza. Atualmente, o OBS Americana possui quatro GTs em andamento que se dedicam a análise da transparência da aplicação de recursos, ao trabalho realizado pelos vereadores, ao acompanhamento de obras públicas e ao funcionamento dos serviços de saúde.

"O objetivo é que a população tenha conhecimento sobre o investimento de recursos públicos de maneira clara", completa.

O grupo é formado por representantes da sociedade civil e reúne advogados, engenheiros, contadores e voluntários de outros setores. As reuniões dos GTs acontecem semanalmente e um encontro geral é realizado uma vez por mês.

Elza ressalta que o OBS é uma rede de organizações democráticas apartidária do terceiro setor. "O voluntário não pode ter filiação partidária", diz. Qualquer pessoa pode se inscrever para fazer parte da ONG.

GESTÃO
Neste ano, o Congresso Pacto pelo Brasil se dedica à discussão da qualidade de vida dos cidadãos. Durante as cinco semanas do evento, serão apresentadas alternativas que estimulem a participação social na construção de cidades. Nascido em Maringá há 12 anos, o OBS está presente atualmente em 150 municípios de 17 estados brasileiros e que, juntos, formam uma rede de intercâmbio de ferramentas de monitoramento de ações públicas.

A quinta edição do congresso é aberta ao público e pode ser acompanhada pelo perfil da organização no YouTube. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Novembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://tododia.com.br/