Foi realizada nesta quarta-feira (13), uma visita técnica ao Museu Histórico e Pedagógico “Dr. João da Silva Carrão”, o Casarão do Salto Grande com os integrantes do Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico de Americana), os representantes da empresa OES Engenharia e Construções e a Prefeitura de Americana.
Participaram desta visita a secretária de Cultura e Turismo, Marcia Gonzaga Faria, o diretor municipal de Cultura, Deoclécio Antônio de Souza, o presidente do Condepham, Diego Bernardo, acompanhado dos representantes do Conselho, Helinton Escorpeli, Marco Antonio Alves Jorge e Elisabete Bonin, o engenheiro civil da empresa OES, Vagner Veneciano, e a historiadora e responsável pelo Museu, Carla Elizabete Guedes.
Durante a visita foram analisadas visualmente as condições do prédio que teve a primeira fase do projeto de restauro aprovado pelo Ministério da Cultura, esta etapa reúne a reforma da fachada lateral esquerda e as obras devem começar apenas após a captação de recursos. O projeto tem prazo de um ano, a partir de 2 de janeiro de 2024.
Começando a ser restaurado através da Lei Rouanet com um valor total aprovado de R$2.696.146,34, as obras incluirão a substituição das madeiras deterioradas que fazem parte da estrutura das paredes e sustentam o assoalho, a remoção total da pintura da fachada e de cinco centímetros de espessura da parede externa. Material esse que será tratado e transformado em uma nova argamassa para o novo reboco da parede que irá retirar as trincas e fissuras devolvendo a harmonia da fachada.
A restauração é uma proposta da OES, mesma empresa que realizou o restauro da Casa Hermann Müller e que tem como um dos responsáveis o arquiteto Alberto Streb, que já trabalhou no Casarão do Salto Grande em 2008 quando houve a troca do telhado.
“O início desse projeto é de extrema importância para o patrimônio histórico da cidade, representando uma iniciativa vital para preservar o legado histórico, arquitetônico e cultural, associado a grande reflexão de uma época da nossa história”, afirma a secretária de Cultura e Turismo, Márcia Gonzaga Faria.