Por R$ 326 mil, empresa vai elaborar estudo para readequação de custos com luz em Americana
A Prefeitura de Americana vai investir R$ 326 mil para que uma empresa elabore um estudo para readequação de gastos com energia elétrica em prédios administrativos, iluminação pública e semáforos do município. O contrato terá duração de 12 meses.
Entre janeiro e novembro deste ano, semáforos, prédios administrativos e iluminação pública foram responsáveis por um consumo de 2.931.07 kw, aproximadamente, R$ 2,67 milhões em contas de energia. Até agora, novembro foi o mês com maior consumo, 298.654 km, gerando uma despesa de R$ 297.596.
De acordo com a prefeitura, o objetivo do convênio é buscar alternativas mais econômicas, a fim de reduzir o consumo e, consequentemente, o valor pago pelo serviço.
Um dos principais pontos do contrato será a avaliação técnica para substituição das lâmpadas da iluminação pública, geralmente de vapor de mercúrio, por LED (diodo emissor de luz), de menor consumo e maior durabilidade, inclusive de semáforos.
A empresa vencedora da licitação deverá avaliar a rede de energia da cidade e apresentar estudos preliminares das cargas instaladas, um memorial descritivo com detalhamento dos pontos de energia, projeção futura de demanda e gastos, avaliação técnica comercial dos fornecimentos passados e futuros, além de propor ao Executivo alternativas para solução de problemas que venham ocorrer no decorrer dos serviços, levando em consideração os aspectos econômicos e técnicos envolvidos.
A prefeitura espera ainda que haja um monitoramento da potência instalada e consumida para que, caso necessário, sejam realizados ajustes técnicos gerem economia.
A empresa deverá também apresentar um plano para que o Executivo possa pedir a devolução de valores eventualmente cobrados indevidamente pela CPFL (Companhia Paulista de Energia), responsável pelo fornecimento do serviço.