quarta-feira, 22 maio 2024

Prefeitura lança programa que vai levar 933 câmeras de videomonitoramento às escolas municipais

Os equipamentos serão instalados em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação e serão integrados com Gama (Guarda Municipal de Americana) através de um aplicativo com botão do pânico 

Henrique Fernandes / Rede TODO DIA

O prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) anunciou, nesta segunda-feira (20), que vai abrir processo licitatório para instalar 933 câmeras de videomonitoramento em todas as escolas e prédios da Secretaria de Educação.

O novo de programa “Escola Segura” busca trazer mais segurança pública aos alunos e profissionais da área da educação na cidade, além de ser referência para outras cidades da região. O investimento está previsto na casa dos R$ 3,4 milhões e Chico Sardelli disse que espera diminuir este valor.
“Americana é uma cidade líder e referência. Temos projetos importantes e pioneiros em nosso estado e país (…) O Escola Segura é um programa elaborado com muito carinho pela nossa Administração (…) desenvolvemos esse programa que vai tornar nossas escolas um ambiente ainda mais acolhedor e seguro para nossas crianças. Quem é pai, quem é mãe fica feliz em saber que as pessoas estão cuidando, olhando e tendo uma visão segura do que está acontecendo nas escolas”, enfatizou o prefeito.
O projeto foi desenvolvido entre a Secretaria de Educação e a Gama (Guarda Municipal de Americana), que vai ter acesso aos equipamentos instalados e receber alerta, em situações extremas, através de botão do pânico (os educadores vão receber treinamento para atuarem nesses casos).
Os profissionais serão cadastrados pela Gama e, no momento do acionamento, os dados de localização serão automaticamente transmitidos para Centro de Controle e Operação Municipal da corporação, para o deslocamento prioritário das viaturas à escola. O sistema de câmeras vai monitorar corredores, entrada, saída e fachadas das escolas e demais prédios da Educação, garantindo a vigilância dos ambientes internos e externos.

Thiago Brochi solicita a inclusão de todas as escolas de Americana no programa. O anúncio do programa “Escola Segura” foi realizado em entrevista coletiva no prédio da Prefeitura de Americana. O presidente da Câmara Municipal Thiago Brochi esteve presente e solicitou a possibilidade de estender a segurança aos alunos da rede privada e estadual de ensino.

“A nossa Guarda Municipal desenvolveu um aplicativo de extrema importância para o município. Pensando nisso, o aplicativo é nosso e temos mais de 40 mil estudantes nas redes municipais, estaduais e particulares. A minha sugestão é que este aplicativo seja ofertado nas escolas estaduais e particulares para estarem preparadas com o botão do pânico para agir o mais rápido possível”, disse Brochi.
O Secretário da Educação, Vinícius Ghizini, comentou que a medida vai mudar a realidade nas escolas porque “o patrimônio mais importante na cidade são nossas crianças”. “Americana está dando um salto à frente com um programa tão completo na segurança e monitoramento de nossas unidades. A partir. Vai ter um sistema de alarmes e sensores. O videomonitoramento vai levar as imagens até a Gama para atender numa questão de emergência e na sensação de segurança do cotidiano. Temos, nesta gestão, uma sintonia inédita e isso não seria possível sem a parceria da Gama”, complementou Ghizini.
A cerimônia contou ainda com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi (PL), os vereadores Lucas Leoncine (PSDB), Silvio Dourado (PL), Fernando da Farmácia (PTB), Gualter Amado (Republicanos) e Pastor Miguel Pires (Republicanos), e de secretários municipais.

Santa Bárbara d’Oeste foi incluída em um novo programa de “caça-talentos” do Governo do Estado de São Paulo. Durante a apresentação do calendário de competições oficiais da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, o Governador Tarcísio de Freitas divulgou o projeto São Paulo Olímpico e um investimento de R$ 150 milhões na iniciativa. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também