quarta-feira, 28 fevereiro 2024

Presidente da Câmara promete acionar MP contra “descaso” da CPFL

Vereador Thiago Martins volta a questionar falta de manutenção em áreas de responsabilidade da companhia em Americana 

O vereador Thiago Martins mostra uma das áreas sem manutenção da CPFL, visitada por ele nesta sexta em Americana (Foto: Divulgação)

O presidente da Câmara de Americana, vereador Thiago Martins (PV), informou no início da noite sexta-feira (18) que pretende acionar o MP (Ministério Público) contra a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), empresa que ele acusa de “descaso” na manutenção de áreas em faixas de servidão por onde passam cabos de energia. 

Segundo o parlamentar, que nesta sexta voltou a fiscalizar áreas cuja responsabilidade de limpeza, roçada e retirada de entulhos é da CPFL, a empresa “se isenta” das tarefas que são suas. A companhia nega (leia nota mais abaixo).

“Infelizmente, é comum andar pela cidade e se deparar com áreas sem a devida manutenção. A CPFL se isenta de uma responsabilidade que é sua, conforme as leis municipais 6250/2018 e 6320/2019, que estabelecem a aplicação de multas no caso do não cumprimento do serviço”, comentou.

Outro problema relatado por Martins são podas, segundo ele, irregulares realizadas pela companhia, que comprometem a estrutura das árvores. “É um absurdo o desserviço prestado, não tendo nenhum cuidado ou zelo com a vegetação, muitas vezes até matando as árvores por conta do que fazem”, acrescentou. “Tenho cobrado há tempos responsabilidade e respeito da concessionária com os serviços executados na cidade, o que não tem acontecido. Já apresentei requerimentos, realizei reunião com a diretoria, registrei boletins de ocorrência, e parece que nada surte efeito. É revoltante, a CPFL continua descumprindo suas obrigações, e isso não pode continuar dessa forma”, concluiu.

Ao final das fiscalizações nesta sexta, Martins informou que está organizando um processo e que nos próximos dias irá acionar a Promotoria de Justiça para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

O QUE DIZ A COMPANHIA PAULISTA

Questionada pela reportagem do TODODIA, a CPFL enviou à redação a seguinte nota:

“A CPFL Paulista esclarece que a responsabilidade por realizar podas de árvores é da Prefeitura Municipal. A companhia realiza podas preventivas e emergenciais para livrar a rede elétrica e evitar riscos de danos à rede elétrica, que possam comprometer a segurança das pessoas e o fornecimento de energia. Para isso, critérios técnicos são seguidos para evitar agressões desnecessárias às árvores.

Engenheiros, técnicos e eletricistas da CPFL e de empresas terceirizadas recebem informações teóricas e práticas para executar a poda de maneira correta. Os trabalhos são monitorados pelos especialistas em meio ambiente da empresa, e visam afastar os galhos das árvores da rede elétrica.
A CPFL Paulista também informa que apresentou o projeto Arborização mais Segura à Prefeitura de Americana e que espera avançar nas tratativas para a sua implementação no município. O projeto tem como objetivo revitalizar a arborização do município e tornar a vegetação mais bem adaptada à convivência harmônica com a infraestrutura das cidades.
Para uma verificação pontual, a distribuidora necessita dos endereços das referidas podas.
Sobre a limpeza de faixas de servidão de linhas de transmissão, a CPFL Paulista ressalta que firmou contrato com uma empresa, recentemente, para a execução dos trabalhos de maneira contínua. A companhia destaca que o período mais chuvoso – verificado no começo de 2022 – é propício ao crescimento mais rápido da vegetação. No entanto, há um cronograma de roçadas que contempla todos os pontos em período hábil para a execução.
A distribuidora ressalta, por fim, que segue à disposição de todos os vereadores de Americana, assim como dos integrantes das demais instituições do Poder Público, para tratar das demandas que digam respeito à atuação da companhia no município”.

* Reportagem atualizada às 20h30 para acréscimo de informações.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também