sexta-feira, 26 abril 2024

Sardelli: ‘Estou feliz com os resultados, mas quero mais’

Prefeito comemora percentual de vacinação, anuncia projetos para o cenário pós-pandemia e vê Odir como grande parceiro 

O prefeito Chico Sardelli: ‘trabalhando juntos com dedicação conseguiremos grandes feitos’ (Foto: Arquivo/ TodoDia)

Persistente, Chico Sardelli finalmente experimenta a sensação de sentar na cadeira de prefeito, após diversas tentativas anteriores. Envolvido com a política desde a década de 1980, foi deputado federal (dois mandatos) e estadual (três mandatos), além de ocupar vários outros cargos na máquina pública. Nessa entrevista concedida ao TODODIA, esse “Joe Biden americanense” fala dos motivos que a cidade tem para comemorar seus 146 anos de fundação, faz um resumo das conquistas obtidas nesses primeiros meses de governo, além de projetar os desafios que vê pela frente. Não faltaram palavras elogiosas ao seu vice, Odir Demarchi (“é um amigo, um caboclo para todas as horas”), além de deixar no ar certa indefinição quanto a disputar a reeleição em 2024 (“ao fim do mandato nós vamos apear, encerrar nossa viagem”).
Confira a seguir os principais trechos da entrevista:

TODODIA – Em meio a uma longa pandemia, a população de Americana tem motivos para comemorar o aniversário de 146 anos?

Chico Sardelli – Temos muito o que comemorar, primeiramente pelo dom da vida. Estamos vivos em meio a uma pandemia que vitimou mais de 4 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 800 delas aqui em Americana, e só temos a agradecer por isso. Americana tem muito a comemorar também pelos índices de vacinação alcançados até agora e que está nos ajudando a controlar a doença. No dia em que respondi esta entrevista, 16, tínhamos mais de 90% de nossa população com ao menos uma dose da vacina no braço, e a expectativa de chegar a 100% de adultos com mais de 18 anos vacinados com uma dose até o dia 20 de agosto. Também planejamos o início da vacinação dos adolescentes antes disso, no dia 18. Mais de 36% de nossa população adulta fez a imunização completa, com as duas doses. Este tema é o que tem dominado a maioria das conversas e praticamente todas nossas ações e felizmente, com a vacinação, em breve estaremos em um patamar bem mais confortável. Estou feliz com os resultados até agora, mas quero mais.

O bom relacionamento do prefeito com o governo do Estado e deputados estaduais e federais, de diferentes partidos, tem resultado na viabilização de recursos para projetos e obras para a cidade. Quais foram as conquistas mais relevantes desde o início do mandato e quais as ações que estão em tratativas e que poderão resultar em novos investimentos públicos, a médio e longo prazo?

Temos centrado nossas conversas com os deputados e senadores em dois pilares principais: a saúde, que é a nossa maior riqueza, e a infraestrutura urbana, que demanda grandes investimentos. Poucos municípios têm condições financeiras de construir um viaduto sozinhas, sem ajuda de recursos estaduais e federais. Então nós sempre abordamos e solicitamos investimentos em infraestrutura como uma forma inclusive de promover as melhorias que os americanenses solicitam. Agora quero deixar aqui uma novidade para você e para os leitores do TODODIA. Vamos lançar um portal com todas as emendas tratadas, aberto ao público, para que o pai de família, a mãe de família possa consultar o envio dos recursos para Americana. A ideia é dar total transparência e conhecimento dos atos públicos, até como uma forma de prestar contas a todos que vivem na cidade. Estamos desenvolvendo a ideia e em breve será possível acompanhar tudo isso de forma on-line.

Como o prefeito vê a cidade no cenário pós-pandemia, no tocante à recuperação da atividade econômica, que gera emprego e renda; e à normalização das atividades como educação, lazer, eventos, etc?

Temos um trabalho muito forte de retomada econômica, que inclusive foi premiado no começo do mês como a melhor iniciativa para a recuperação do desenvolvimento diante dos impactos da pandemia. Americana concorreu com diversos municípios paulistas e recebeu o prêmio com o Comitê de Retomada Econômica, o que nos deixa muito felizes diante da necessidade premente de estimularmos a economia para que Americana volte a ocupar seu papel de destaque no Estado. Acreditamos que, com o avanço da vacinação, em breve será possível retomar as atividades como todos nós gostamos, com a família, encontrando os amigos, participando de eventos, etc.

Americana é uma das cidades que mais tem avançado na vacinação contra a Covid-19, superando até mesmo as médias estadual e nacional. A que o senhor atribui esse indicador positivo?

Temos uma equipe de saúde comprometida e dedicada, capitaneada pelo secretário Dr. Danilo Carvalho Oliveira, e esses profissionais não têm descansado para garantir que todos os americanenses sejam imunizados dentro de suas faixas de atendimento da campanha. Com certeza o resultado da vacinação é fruto do esforço de todos e somos muito gratos. A Saúde em Americana se organizou de maneira exemplar, com uma logística capaz de atender e vacinar simultaneamente dezenas de pessoas nos quatro cantos da cidade e em segurança. Esse esforço merece reconhecimento.

Americana sempre teve protagonismo em várias modalidades esportivas, sendo campeã por diversas vezes dos Jogos Regionais e se apresentando com destaque nos Jogos Abertos do Interior, além de contar com razoável estrutura esportiva. E o senhor também tem uma trajetória muito ligada ao esporte, tendo sido presidente do Rio Branco e vice-presidente da Federação Paulista de Futebol. Nesse sentido, a repercussão dos Jogos Olímpicos pode servir de incentivo para que a cidade volte a investir nas escolinhas esportivas e na revitalização de equipamentos esportivos? Existem projetos para o Esporte em Americana?

Eu diria a você que é o inverso: a realização das Olimpíadas serve de incentivo para que as pessoas acreditem no esporte e frequentem os espaços esportivos de Americana. Claro que em função da pandemia foi necessário adotar medidas de distanciamento para preservar a saúde coletiva, mas em breve as atividades devem ser retomadas nos campos, quadras e em outros espaços esportivos. Tem sido um sucesso o cadastro aberto pela Prefeitura para apontar os esportes mais desejados por quem quer frequentar as escolinhas. O cadastro está acontecendo de forma online e é visível o favoritismo por esportes em que os brasileiros se destacaram nas Olimpíadas, como o skate. E por falar em skate, Americana está prestes a inaugurar uma pista de skate muito bem projetada na praça de esportes do Zanaga, com investimentos do governo federal através de emenda do deputado federal Vanderlei Macris. Também planejamos outros projetos de incentivo ao esporte, como por exemplo o retorno de grandes campeonatos como Gigantão e Gigantinho, entre outros.

Quais são os principais projetos e obras, além dos mencionados para o Esporte, que o senhor quer ver implantados na cidade até o final da atual gestão?

O primeiro deles e que está em nosso radar é a criação do posto de atendimento em saúde 24 horas e possivelmente a primeira unidade será no São José. Com a redução de casos graves da pandemia acreditamos que seja possível retomar este projeto e entregá-lo em 8 a 10 meses. Depois de dois anos de pandemia, a prioridade não poderia ser outra senão a saúde. Estamos atentos a tudo e a todos, temos projetos para todas as áreas e vamos executando conforme a disponibilidade financeira e de recursos humanos do município.

O senhor chegou ao cargo máximo do Poder Executivo depois de algumas tentativas anteriores. Após essa longa espera, quatro anos serão suficientes para conseguir implantar todos os seus projetos ou o prefeito Chico Sardelli considera pleitear um “prazo adicional”, que seria representado por um novo mandato em 2024?

Costumo dizer nos setores da Prefeitura que administrar é fazer uma viagem. Odir e eu entramos em um ônibus, nós demos sinal com a mão, o ônibus parou e nós subimos. E nessa viagem será preciso trocar um pneu, arrumar o vidro, vamos ter problemas mecânicos e ao fim do mandato nós vamos apear, encerrar nossa viagem. Por isso o importante é deixarmos um legado de amor, de carinho e de trabalho por nossa cidade no tempo de viagem que nos foi concedido.

Como o senhor vê Americana daqui a 30 anos? Com base em sua experiência como empresário e também como deputado federal, deputado estadual e, agora, prefeito, a cidade terá capacidade de reagir e recuperar a força econômica que exibia até o final da década de 1990?

Acho que ninguém previu como o mundo estaria em 30 anos. Se, na década de 90, você me perguntasse como Americana estaria em três décadas, eu diria que teríamos carros voadores em 2021, pois esse era um dos desenhos que meu filho Franco assistia na infância. Pois bem, chegamos aqui e nossos carros continuam usando o asfalto, pelo menos por enquanto. Mas eu acredito na força do coração do americanense e no seu desejo por prosperidade e desenvolvimento. Tenho certeza de que se a maré não for desfavorável, trabalhando juntos com dedicação conseguiremos grandes feitos. Gosto de pensar no exemplo do meu pai, que veio para o Brasil em busca de condições melhores para ele e para minha mãe e sempre esteve pronto para o trabalho, para cuidar de nós. Esse é o verdadeiro espírito do americanense e é o que trago dentro de mim.

Fique à vontade para acrescentar suas considerações sobre eventuais assuntos relevantes e que não foram abordados anteriormente.

Gostaria de agradecer de coração a parceria com meu vice Odir Demarchi. Odir é mais que um vice-prefeito, é um amigo, um caboclo para todas as horas e que, como eu, ama Americana. A gente chega na Prefeitura quase sempre juntos, às 7h30, e trabalhamos lado a lado diante dos desafios que se impõem. Odir é um grande parceiro e Americana pode contar conosco. 

Sardelli com o prêmio de Melhor Programa de Retomada Economica do governo do Estado de São Paulo

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também