sábado, 15 junho 2024

Secretaria de Educação adota Sistema Integrado de Ensino na rede municipal

 São sete mil kits de Sistema Integrado de Ensino, contemplando materiais didáticos impressos e arquivo digital, além de formação continuada, monitoramento e ferramentas digitais

Foto: Divulgação

Alunos e professores do Ensino Fundamental da rede municipal de Educação de Americana começam o ano letivo de 2023 com uma novidade em sala de aula: a adoção de sete mil kits de Sistema Integrado de Ensino, contemplando materiais didáticos impressos e arquivo digital, além de formação continuada, monitoramento, ferramentas digitais – com o acesso a portal educacional e aplicativo para dispositivos móveis – e programa de avaliação de aprendizagem institucional.

Na prática, alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental receberão material didático com quatro livros integrados, sendo um por bimestre, contendo a integração das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, além de um livro anual de Arte; um livro da família para atividades pedagógicas simples e prazerosas a serem realizadas com o apoio dos familiares; e uma agenda escolar destinada aos estudantes. Os estudantes do primeiro ano ainda terão acesso a um livro impresso com conteúdo destinado à compreensão leitora, contendo textos de diversos gêneros e exercícios de compreensão.

Já estudantes do 6º ao 9º ano terão o apoio de quatro livros didáticos (um para cada bimestre) integrando os seguintes componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Língua Inglesa e Arte. Os professores vão trabalhar com os Livros do Professor adequados aos anos em que atuam e serão entregues ainda Cadernos de Orientação do Pedagogo/Diretor para o acompanhamento das atividades pedagógicas.

“A administração do prefeito Chico Sardelli tem muito claro o que quer para a Educação de Americana: professores, estudantes e comunidade capazes de transcender seus conhecimentos através do compartilhamento, debate e mediação de ideias, em consonância com as exigências presentes no mundo contemporâneo”, declarou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini, ao explicar a adoção do sistema integrado de ensino.

O sistema pedagógico adotado pelo município segue as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista e demais referenciais normatizados pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, a plataforma digital de aprendizagem, disponibilizada por meio de portal educacional e de aplicativo para dispositivos móveis como celulares e tablets, permitirá a articulação de informações e atividades juntamente com o material didático, dando suporte para a pesquisa, produção e formação de docentes e discentes.

O novo material pretende facilitar o cotidiano escolar, como explicou o secretário. “O sistema terá uma proposta de formação continuada do corpo docente, das equipes técnica e dos gestores da educação municipal, com ferramentas para acompanhar os resultados educacionais do município e o processo de aprendizagem dos estudantes por meio de avaliações bimestrais e avaliações institucionais”, explicou. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também