O encontro ocorreu nesse sábado (15) com a presença de 100 pessoas, que puderam participar de diversos temas relevantes
Por Nayara Lourenço

O TED, que significa Tecnologia, Entretenimento e Design, é uma organização sem fins lucrativos, que visa compartilhar ideias através de ‘talks’, ou seja, conversas. A organização promove o TEDx, um programa que auxilia voluntários a organizarem seus próprios eventos locais. Em Americana, o primeiro TEDx Carioba foi chamado de “Prefácio” e aconteceu nesse sábado (15), no Teatro Paulo Autran.
A organizadora licenciada Flávia Rigonato Rodrigues, disse que o TEDx Carioba foi impactante e trouxe um resultado positivo para o município. “Foi impactante. Quem nunca participou de um evento TEDx, se apaixona quando vai pela primeira vez. Muitas vezes a pessoa frequenta por conta de um palestrante específico, e acaba se surpreendendo. Existe uma curadoria, uma ideia por trás disso, todos são escolhidos a dedo. Nós recebemos feedbacks excelentes, participar de um evento TEDx é participar de uma experiência, isso trouxe um resultado extremamente positivo para a cidade”, afirmou a organizadora.
O encontro contou com um público de 100 pessoas, além dos palestrantes Maya Eigenmann, André Baldo, Maika Celi, Rodrigo Honorato, Marta Camila Carneiro, Duda Rodrigues, Betho Fers e Erick Silva. Os temas abordados foram educação, superação, vitiligo, racismo, meio ambiente, autoconhecimento, homossexualidade e adoção.
A palestrante Maya Eigenmann é pedagoga, educadora parental, autora do bestseller “A Raiva Não Educa, A Calma Educa” e pós-graduada em Neurociência e Educação Positiva. Em entrevista à Rede TODODIA, a escritora fala sobre a importância do evento.
“Eu acompanho o TEDx há mais de 10 anos e fui muito inspirada pelas pessoas que eu assisti nas gravações dos speakers. Quando eu comecei a trabalhar com a Educação Positiva, eu sonhava em poder fazer isso, imaginava que algum dia poderia dar certo, mas foi muito rápido e eu me senti muito privilegiada, principalmente por poder levar a Educação Positiva para lugares inalcançados até então, furar essa bolha. Foi uma das experiências mais importantes da minha carreira até agora. A importância é justamente essa, poder alcançar pessoas do mundo inteiro, essa gravação vai ser colocada no canal oficial do TED, e vai ser legendada em vários idiomas. É uma oportunidade única, dificilmente um outro projeto nos dá um alcance tão grande quanto uma palestra no TEDx”, afirmou Maya Eigenmann.

A educadora parental ainda relatou as expectativas para o seu livro “Pais Feridos, Filhos Sobreviventes e Como Quebrar Esse Ciclo”.
“A minha expectativa é levar as pessoas para um aprendizado ainda mais aprofundado sobre a importância de uma relação segura das crianças com seus pais. Nesse segundo livro, vou trazer mais teoria, mas também vou levar o leitor à um aprofundamento da própria história, de uma maneira ainda mais estratégica, de uma maneira mais pensada […] muito voltado para a questão do autoconhecimento, que é essencial, sem esse aprofundamento a gente não quebra ciclos, a gente continua sendo pais feridos e filhos sobreviventes dos nossos pais, a gente precisa quebrar esse ciclo”, acrescentou a pedagoga.
O novo livro de Maya Eigenmann tem o lançamento marcado para o mês de agosto.








