quinta-feira, 25 abril 2024

Tentativas de homicídio quase dobram em Americana

Dados até outubro apontam que as tentativas de assassinato já superaram todo ano de 2020 na cidade, segundo a SSP

POLÍCIA | PM diz que trabalha para reduzir os índices (Foto: Arquivo/ TodoDia Imagem)

O ano ainda não terminou, mas alguns indicadores de violência já acumulam mais ocorrências do que em 2020 em Americana. Os dados são das estatísticas da SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.

É o caso dos registros de tentativas de homicídio, que quase dobraram. As seis ocorrências registradas em 2020 aumentaram para 11 em 2021, considerando os dados disponíveis até outubro.

Neste ano, o mês com mais registros foi abril (3), enquanto janeiro, maio e agosto registraram dois cada, e junho e julho, um cada.

Lesão corporal seguida de morte, que não teve registros em 2020, conta com uma em 2021, em março, enquanto lesões culposas (quando não há intenção) dobraram de seis para 12 entre os anos.

Os roubos de carga também já foram registrados em número superior neste ano, com 10 ocorrências, em oposição às oito do ano passado.

Nos 10 meses com dados disponíveis até o momento, o município igualou o número de homicídios culposos por acidente de trânsito (16).

O comando da Polícia Militar local foi consultado sobre as possíveis razões de alta. A corporação se posicionou por meio de nota:
“O Comandante Interino do Décimo Nono Batalhão de Polícia Militar do Interior – 19º BPM/I, Major PM Eurípedes Mota Furtado, informa que a Unidade da Polícia Militar de Americana trabalha de maneira integrada com os demais órgãos de Segurança Pública, Polícia Civil e Guardas Municipais, de modo que tem envidado esforços e auxiliado para que o município de Santa Bárbara d’Oeste fosse considerada, em 2020, a cidade mais segura do Estado no Índice de Exposição aos crimes Violentos, e para que o município de Americana ficasse em 22º lugar nesse ranking. O 19º BPM/I, de maneira permanente, além do policiamento ostensivo preventivo, tem realizado ações no sentido de buscar a redução dos indicadores criminais que afetam o município de Americana e toda a região, fazendo com que vários indicadores sofressem, até o momento, redução em relação ao ano de 2020, tais como Homicídio Doloso, Roubo-Outros, Roubo de Veículos, Furto-Outros e Furto de Veículos”.

Os dados são sempre disponibilizados no final do mês, com as estatísticas do mês precedente por município.

Dos crimes citados pela corporação, homicídio possui sete registros até outubro deste ano, com 10 no ano passado. Respectivamente: roubo/outros, 245 e 369; roubo de veículos, 46 e 64; furto/outros, 1.283 e 1.497 e furto de veículos, 675 e 845. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também