sábado, 4 maio 2024

Usina geradora de energia através do lixo está em fase final de construção

Em breve, será finalizada a obra do Centro de Triagem e Reciclagem (CTR) para a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR)
Por
Henrique Fernandes

Foto: Reprodução Facebook

A UTGR Americana, empresa gestora do aterro sanitário de Americana, que recebe resíduos sólidos de Americana e Santa Bárbara d’Oeste informou que a Instalação do Centro de Triagem e Reciclagem (CTR) para a produção de Combustível Derivado de Resíduos (CDR) está em fase final de construção.
Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, as novas tecnologias aplicadas pela UTGR Americana possibilitam o reaproveitamento energético do lixo, que beneficia o Meio Ambiente e também a sociedade, diretamente.
No Centro de Triagem e Reciclagem os resíduos serão separados de forma automatizada. A matéria orgânica será destinada para a usina de compostagem, já os materiais que tem a possibilidade de serem reciclados serão recuperados e os demais rejeitos serão transformados em combustível derivado de resíduos, que poderão ser utilizados em fornos de produção de cimento, por exemplo.
As obras começaram no mês de dezembro de 2022, após a UTGR Americana receber licença de instalação por meio da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), obrigatória para a construção do CTR.
O CTR faz parte da solução integrada para a gestão de resíduos desenvolvida pela companhia, que conta com outras atividades como por exemplo, a usina de compostagem, além da usina de geração de energia elétrica a partir do biogás, em fase de implementação, e o aterro sanitário, que encontra-se em operação.
A usina de geração de energia elétrica utilizará como combustível o biogás gerado naturalmente pela decomposição da matéria orgânica presente nos resíduos do aterro sanitário e terá capacidade inicial de 2,4 MW, suficiente para abastecer mais de 9.500 residências.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também