sábado, 12 outubro 2024

Vereadores votam projeto do prefeito Chico Sardelli que cria jornada extraordinária na Gama para aumentar patrulhamento nas escolas

A proposta é ter ao menos um patrulheiro em cada unidade escolar da cidade e utilizar os profissionais no período de folga, substituindo a contratação de seguranças particulares, que havia sido anunciada pela prefeitura na semana passada

Foto: Divulgação / Prefeitura de Americana

Por Henrique Fernandes

Os vereadores de Americana votam, nesta terça-feira (18), um projeto de lei que foi protocolado pelo prefeito Chico Sardelli (PV) na segunda-feira (17). A propositura entrou na pauta da sessão ordinária, em regime de urgência, e pretender instituir horário estendido aos guardas municipais para atuarem, principalmente, nas escolas da cidade.

A proposta é utilizar os patrulheiros no período de folga, que ficarão disponíveis para prestar segurança em todas as unidades de ensino do município, com pelo menos um guarda em cada unidade escolar.

O projeto de lei pretende criar a DEJE (Diária Especial por Jornada Extraordinária) da Gama (Guarda Municipal de Americana) e substitui a contratação de seguranças particulares, que havia sido anunciado pelo prefeito de Americana na última semana.

“Atualmente o país vive uma onda de acontecimentos nas escolas que acarretou a necessidade de uma grande força-tarefa na proteção da comunidade escolar. Nós já reforçamos a presença da Gama nas escolas e a recepção tem sido muito boa entre os profissionais, as crianças e os pai. Estamos propondo essa medida para poder colocar um membro da Gama em cada unidade escolar”, afirmou o prefeito Chico Sardelli.

O comandante da Guarda Municipal de Americana, Marco Aurélio da Silva, comentou que a DEJE vai garantir a segurança das crianças. “Importante medida que o prefeito Chico decidiu colocar em prática depois de analisar a prestação de serviços dos guardas. Com esse projeto, estamos buscando atender aos anseios da comunidade e damos mais segurança e garantimos os estudos das nossas crianças”, afirmou o comandante.

A adesão dos patrulheiros ao sistema, porém, será facultativa e as escalas serão distribuídas pelo superior hierárquico responsável pelas equipes de patrulhamento. O valor unitário da diária será calculado mediante aplicação de coeficiente sobre a Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP), variando de 3,75 a 9 UFESP no caso dos vigias, e de 6,5 a 15,6 UFESP para os guardas municipais, dependendo das horas trabalhadas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também