sábado, 27 abril 2024

Visitantes que marcaram Americana

Americana, ao longo de sua história, manteve tradição de receber personalidades que deixaram seu legado 

Visita de Dom Pedro 2º foi o marco de fundação de Americana (Foto: Reprodução)

As visitas de personalidades que marcaram época são uma constante na história de Americana, ao longo desses 146 anos. Começando pela data que acabou sendo oficializada como o marco de fundação. No dia 27 de agosto de 1875, o imperador D. Pedro 2º passou pela cidade, onde inaugurou a estação ferroviária, que ficaria responsável pelo escoamento da produção agrícola da antiga Villa dos Americanos. A comitiva do imperador permaneceu poucas horas na cidade, o suficiente para deixar essa data gravada na história do município como seu marco de fundação.

Em 20 de julho de 1963, o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, na época senador da República, esteve em Americana para visitar as recém-construídas instalações da multinacional Toyobo. Bem ao seu estilo, deixou mensagem manuscrita no livro de visitas: “Sente-se aqui mais uma vez a manifestação do espírito renovador dos japoneses. Vieram para o Brasil, movimentaram a indústria e a agricultura e numa extraordinária integração com o Brasil passaram a constituir setores decisivos do nosso Progresso. Saúdo-os com entusiasmo e desejo que cada vez mais se estreitem os laços da colaboração nipo-brasileira”. Em sua passagem pela cidade, também foi homenageado com o título de “Cidadão
Americanense”, outorgado pela Câmara Municipal.

“Sente-se aqui mais uma vez a manifestação do espírito renovador dos japoneses”

por JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA
Ex-presidente da República

Juscelino com representante da indústria Toyobo em Americana, em julho de 1963

Em 24 de fevereiro de 1991, eram inaugurados em Americana os primeiros CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) localizados fora do estado do Rio de Janeiro, nos bairros Antonio Zanaga e São Jerônimo. Idealizadores do projeto de escola em período integral, o então governador eleito Leonel de Moura Brizola – com alguns de seus familiares – e o senador Darcy Ribeiro, estiveram na cidade naquele domingo, para prestigiar a grande festa política de entrega dos CIEPs, acompanhados pelo prefeito Dr. Waldemar Tebaldi. 

Brizola chegou com um atraso de 90 minutos e falou enaltecendo as escolas em tempo integral. O Ciep do Zanaga leva o nome da mãe do ex-governador, Oniva de Moura Brizola, como patrona. O Ciep do São Jerônimo homenageia o educador Anísio Spínola Teixeira. Na exposição de motivos do projeto de lei que conferiu a denominação à escola, o prefeito Waldemar Tebaldi destacava que “os homenageados não são pessoas da cidade, mas a ideia é relacionar o projeto da escola integral com pessoas que o conceberam. É o caso de Anísio Spínola Teixeira, grande educador brasileiro, que sempre defendeu essa tese. No caso de Oniva de Moura Brizola, uma mulher batalhadora que, com simplicidade alfabetizou e criou os próprios filhos e transmitiu, especialmente a um deles, a importância da educação na vida de um povo. E foi assim que Brizola, enquanto homem público, sempre priorizou a educação em todos os cargos que ocupou”.

Brizola (à direita) durante inauguração do CIEP no Zanaga, em 1991

Mais recentemente, em dois de dezembro de 2017, o então presidente da República, Michel Temer, esteve na cidade para entregar 896 casas na região da Praia Azul. A construção do condomínio em Americana fazia parte do Programa Agora, é Avançar, lançado em novembro daquele ano. Participaram da solenidade ministros de Estado; o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e o prefeito Omar Najar.

O presidente Michel Temer veio entregar moradias

Mas, se há uma figura do meio político que ficou marcada por sua ausência, foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que durante seus oito anos de mandato não esteve na cidade nenhuma vez, em agenda oficial.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também