Elas foram rejeitas pelo TCE-SP (Tribunal Contas do Estado de São Paulo) e a Comissão de Finanças e Orçamento encaminhou projeto ao plenário nesta terça-feira (21), rejeitando as contas referentes ao exercício de 2019
Os vereadores de Americana seguem no imbróglio político de aprovar ou rejeitar as contas do ex-prefeito de Americana Omar Najar (MDB). Nesta terça-feira (21), um projeto de Decreto Legislativo que rejeita as contas da Prefeitura de Americana referentes ao exercício do ano de 2019, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento, foi adiado após pedido do vereador Marcos Caetano (PL).
O vereador Thiago Martins (PV) solicitou que Marcos Caetano retirasse o pedido de vista, que não aceitou. A Comissão da Câmara Municipal, presidida pela vereadora Leonora Périco (PDT) e com os membros Fernando da Farmácia (PTB) e Marschelo Meche (PSDB), encaminhou o projeto para votação, na sessão em plenário, com base em decisão do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).
O TCE realizou vários apontamentos contrários às contas apresentadas pela Prefeitura de Americana no período de 2019, quando Omar Najar era prefeito da cidade. A Comissão afirma que “analisou com cuidado todos os pontos apresentados pela defesa apresentada do ex-prefeito de Americana”.
“Nesse sentido, esta comissão entende que, apesar das justificativas apresentadas pela Prefeitura no sentido de melhora e, enfatizando o “desastre” da gestão anterior, fato é que não restaram afastadas pela gestão atual, as inúmeras irregularidades TCE a esta Casa Legislativa”, descreve o relatório.
“De todo exposto, resta evidente o descompasso significativo e deletério à futura realização fiscal que se infere do substancial déficit financeiro e da expressiva iliquidez frente às dívidas imediatas, tendo em conta o volumoso estoque de obrigações que se estenderão ao longo de exercícios futuros”, finaliza o parecer da Comissão.
Contas de 2018
Em julho do ano passado, o TODODIA noticiou que o vereador Thiago Brochi, que era líder de governo e membro da Comissão de Finanças e Orçamento, pediu adiamento ao projeto que pretendia aprovar as contas de 2018 da Prefeitura de Americana, período em que Omar Najar também era prefeito, mesmo com parecer contrário do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo).