sexta-feira, 26 abril 2024

Votação que reverte parecer do TCE e aprova contas de Omar é adiada

Contas de 2018 da Prefeitura de Americana foram rejeitadas 

A Comissão de Finanças e Orçamento do município entende que o ex-prefeito Omar Najar agiu dentro da legalidade (Foto: Reprodução)

A votação do projeto que aprova as contas de 2018 da Prefeitura de Americana, período em que Omar Najar (MDB) era prefeito, foi adiada por 15 dias. O assunto será discutido em plenário somente no dia 28 de julho. O projeto pretende aprovar o exercício financeiro mesmo com parecer do TCE (Tribunal de Contas do Estado) rejeitando as contas de Omar.

O pedido de adiamento foi solicitado pelo autor do projeto, o vereador e líder de governo Thiago Brochi (PSDB). Ele também é membro da Comissão de Finanças e Orçamento, juntamente com o vereador Leco (Podemos).

Brochi disse não ter tido tempo de analisar com clareza os questionamentos do TCE e as respostas da prefeitura. Segundo ele, a data final para resposta dos parlamentares é dia 20 de agosto.

“A assessoria técnica realizou um excelente trabalho. Mas as contas chegaram na sexta-feira (1) e não foi possível realizar uma reunião. Conversamos com o vereador Leco para ser feito um resumo e votar. Nesse resumo não foi possível tirar todas as dúvidas. Esses 15 dias serão para analisar bem as contas e debater o projeto com tranquilidade. Não vai atrapalhar”, disse o vereador.

Apesar do TCE rejeitar as justificativas da Prefeitura de Americana, a Comissão de Finanças e Orçamento do município entende que o ex-prefeito Omar Najar agiu dentro da legalidade na administração pública.

“Após analisar minuciosamente os pontos citados no Relatório do Tribunal de Contas, pelas questões de fato e de direito apresentadas, considerando todas as circunstâncias e dificuldades enfrentadas pelo Gestor ao assumir a Prefeitura, sendo que jamais houve qualquer atitude dolosa ou mesmo ilegalidade nos atos de gestão”, diz o parecer da Comissão.

A reportagem tentou, mas não conseguiu contato com o ex-prefeito para comentar o assunto.

CONVÊNIO

Os vereadores também aprovaram por 17 votos na tarde desta quinta-feira (7) a renovação do convênio entre a prefeitura e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo). A empresa de tecnologia estadual já administra o Poupatempo de Americana e é responsável pela parte operacional da unidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também