
O manejo da apicultura vem registrando um aumento significativo no Brasil, a atividade consiste na criação de abelhas e tem como objetivo a produção de mel, própolis, geleia real, pólen, cera de abelha, entre outros derivados para a comercialização.
A apicultura tem registros desde as civilizações sumérias, se consolidando assim como uma atividade milenar, datando 5 mil anos a.C. Daquela época até então, as técnicas se desenvolveram por meio da criação de colmeias artificiais e equipamentos para a extração mais eficiente dos produtos apícolas.
Para os agricultores familiares do país, a apicultura representa uma significativa fonte de renda por não exigir muito tempo, nem grandes áreas de terra, além de ser uma atividade de baixo impacto ambiental, contribuindo para a preservação do ecossistema.
O chefe da Defesa Civil, João Milleta, contou com exclusividade para a equipe da TVTODODIA algumas características da atividade “Algumas espécies de abelhas podem ser criadas até mesmo dentro de casa, um espaço com bastante água, bastante flores e arvores, se torna muito importante para a criação das abelhas, para uma boa colheita, um bom mel é necessário um bom cuidado com a abelha”.
Por mais que algumas pessoas se animem com a ideia da apicultura, as abelhas podem se alojar na casa das pessoas de forma indesejada “Se for picado por uma abelha, a primeira coisa a se fazer e retirar o ferrão dela, para que as outras abelhas não vão para cima de você. Caso seja notado uma colmeia indesejada na sua casa, a retirada só pode ser realizada com a presença de um profissional, com as vestimentas e equipamentos corretos”, enfatizou João.