terça-feira, 29 abril 2025
BENEFÍCIO

Aposentados e pensionistas têm até quarta-feira (30) para pedir desconto no IPTU; veja critérios

Inquilinos também podem solicitar a remissão, desde que se enquadrem nos critérios
Por
Redação
O benefício é concedido pela Prefeitura de Limeira às pessoas que possuem apenas um imóvel em nome próprio (ou do cônjuge) e que não tenham direito à herança de outro imóvel.| Foto: Divulgação

Contribuintes que recebem até dois salários mínimos de aposentadoria ou pensão por morte podem pedir remissão de 75% do IPTU. O benefício é concedido pela Prefeitura de Limeira às pessoas que possuem apenas um imóvel em nome próprio (ou do cônjuge) e que não tenham direito à herança de outro imóvel. Além desses requisitos, o imóvel deve ser residencial. Se aprovado, o benefício é válido tanto para o ano atual, quanto para os seguintes.

Inquilinos também podem solicitar a remissão, desde que se enquadrem nos critérios descritos acima e que sejam os responsáveis pelo pagamento do IPTU. Porém, nesse caso, a remissão é válida apenas para o ano vigente.

O prazo para o pedido vai até esta quarta-feira (30). Para requerer o benefício, é preciso providenciar os seguintes documentos:

– Cópia digital do Extrato de Pagamento de Benefício, emitido pelo site www.meu.inss.gov.br; ou holerite, caso seja funcionário público inativo;
– Cópia digital da Declaração de Beneficiário do INSS (consta ou nada consta) emitida pelo site www.meu.inss.gov.br do cônjuge que se declarar não aposentado;
– Cópia digital do RG e do CPF (inclusive de cônjuge);
– Cópia digital da Certidão de Casamento (frente e verso) ou do Termo de União Estável;
– Cópia digital do Atestado de Óbito (frente e verso) de cônjuge falecido;
– Cópia digital da matrícula do imóvel ou de um dos seguintes documentos: escritura, contrato de compra, formal de partilha ou reserva de usufruto.

A Secretaria de Fazenda, responsável pelo trâmite, destaca que outros documentos podem ser exigidos, caso necessário. Os pedidos de remissão devem ser protocolados pela internet, por este link.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também