No período de 11 anos, entre 2006 e 2017, a região de Americana perdeu quase metade das vagas de trabalho em estabelecimentos da área do campo, como fazendas, sítios, chácaras e hortas. A informação consta no Censo Agropecuário, divulgado esta semana pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na primeira pesquisa, em 2006, as cidades de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré somavam 3.242 trabalhadores registrados no campo. No estudo mais recente, com números de 2017, a quantidade de trabalhadores na área rural baixou para 1.677, o que representa uma queda de 48%.
Apesar do dado regional, Sumaré (26,9%) e Hortolândia (34%) registram aumento na empregabilidade rural. A primeira, inclusive, assumiu o lugar de Santa Bárbara como cidade da região com maior nível de mão de obra em estabelecimentos rurais (veja quadro). O município conta com três assentamentos rurais, que juntos reúnem 225 produtores. Os principais produtos são a goiaba, a banana e as hortaliças. A produção tem um escoamento que chega a 30 toneladas por semana, atendendo a cidades dentro e fora da região.
O avanço da mecanização, em especial na cultura da cana-de-açúcar, ajuda a explicar o número menor de empregos formais no campo.
Segundo o IEAA (Instituto de Economia Agrícola), em 2006 – ano do primeiro levantamento do IBGE – 70% das áreas de plantio mais propícias à colheita mecanizada ainda utilizavam a queima da palha da casa – e o trabalhador braçal, por consequência – na safra. Em 2017, esse percentual caiu para menos de 10%.
“Quanto mais automação, menos gente na produção. Isso tem acontecido em todos os setores da economia, não é algo restrito ao setor agropecuário”, afirmou o gerente técnico do Censo Agropecuário, Antonio Carlos Florido. “Quem não se qualifica tem que fazer trabalho braçal e o trabalho braçal está terminando. Se você tem uma máquina que faz o serviço de 100 pessoas, para aquela pessoa que sabe operar essa máquina tem emprego”, ressalta.
NÚMEROS
Cidades da região e número de pessoas ocupadas em estabelecimentos agropecuários (2017)
Americana 164
Hortolândia 94
Nova Odessa 137
Santa Bárbara 293
Sumaré 989
Fonte: Censo Agropecuário – IBGE
Por Wagner Duarte