O secretário de Meio Ambiente de Americana, Odair Dias, esteve reunido na terça (5) com empresários americanenses de diferentes segmentos para definir de forma conjunta manutenções necessárias para a revitalização de uma área no Distrito Industrial Abdo Najar.
O projeto visa atender à demanda local, com a criação de uma área de lazer, estacionamento e, simultaneamente, extinguir a presença de espécies invasoras.
Além de servidores da Secretaria de Meio Ambiente, participaram do encontro Marilene Comelato, da Editora Adonis, Rita e Edson Rodeiro, da Tintapó Pintura, Willian Saura, da WS Equipamentos, Pedro Saltorelli, da Saltorelli Têxtil e Pedro Aguiar Neto, da Álvaro Aguiar Engenharia e Construção.
Esta foi a segunda reunião do grupo, que definiu o início da programação para a segunda quinzena de março.
De acordo com os empresários, o espaço, na forma atual, cria vulnerabilidade às empresas e funcionários, pois constantemente está com mato alto e espécies invasoras, oferecendo riscos quanto à segurança das pessoas, além da proliferação de vetores, escorpiões, descartes irregulares e risco de queimadas.
Sendo assim, houve a base inicial para a transformação do espaço em um local para lazer nas imediações.
A primeira etapa da revitalização consiste na limpeza completa feita pela Prefeitura de Americana e, em seguida, os grupos farão a “adoção” do espaço, executando os serviços restantes como, plantio e organização do espaço.
Atualmente, Americana conta com aproximadamente 60 espaços “adotados” por grupos, empresas e moradores, como os parques do Tio Gaga, no Jardim Glória, e Vó Palmira, no Jardim Nossa Senhora do Carmo.