segunda-feira, 16 setembro 2024
LAICIDADE

‘Ato Inter-religioso’ é programado para o ‘Dia da Consciência Negra’

Evento é promovido pelo "Fórum Inter-Religioso" de Santa Bárbara d´Oeste.
Por
Anderson Junque
Foto: Fórum Inter-religioso/SBO

Os debates relacionados às questões de ordem religiosa, encontram agora um espaço para o diálogo. Trata-se do “Fórum Inter-Religioso”, de Santa Bárbara d´Oeste, fundado em 14 de junho desse ano.

A primeira atividade pública da entidade vai acontecer em conjunto com as atividades comemorativas do “Dia da Consciência Negra”, o “Ato Inter-religioso”, no dia 20 de novembro, às 9h, em frente ao Centro de Memória da cidade.

Para este ato está programado a apresentação de um texto/manifesto, elaborado de forma coletiva pelos diferentes segmentos religiosos, integrantes do Fórum, em alusão à data comemorativa, além das atividades de manifestação religiosas pautadas nas religiões e culturas de matriz africana.

Em entrevista à Rede Todo Dia, o advogado José Jorge Guedes de Camargo, afirmou que a iniciativa da criação do Fórum, como também do “Ato Inter-religioso”, concentra-se do diálogo respeitoso entre as diferentes religiões.

“Resgatar o diálogo entre as mais variadas manifestações religiosas é uma necessidade urgente. Enquanto coletividade, não podemos admitir que pessoas sejam mortas pelo simples fato de manifestar o seu credo. Esse é um direito constitucional e precisa ser respeitado”, afirmou o advogado.

Sobre o Fórum:

O “Fórum Inter-Religioso” de Santa Bárbara d’Oeste foi constituído em caráter permanente em 14 de junho de 2023, durante encontro realizado no Templo de Umbanda Caboclo da Lua e Mamãe Oxum – Casa de Umbanda da Mãe Dija. O Fórum local segue o modelo do Fórum Estadual Inter-religioso, estabelecido na Lei Estadual n.º 14.947/2013 e regulamentado pela Resolução SJDC 003/2016. Sua missão é promover, a nível municipal, a implementação de políticas de combate à intolerância religiosa e fomentar a difusão da Cultura de Paz. Suas atribuições estão alinhadas com as do Fórum Estadual, visando a integração e colaboração entre diversas crenças, incluindo atualmente participantes da umbanda, candomblé angola, islã, cristianismo católico romano, cristianismo batista, espiritismo, daimismo e budismo, bem como de representação do poder público municipal. Todos são convidados a participar das reuniões, que tem ocorrido mensalmente e em locais variados, incluindo espaços e locais religiosos de seus membros e prédios do poder público municipal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também