terça-feira, 26 novembro 2024

Barco doado reforça patrulha na represa do Salto Grande

O prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), recebeu na tarde desta quarta-feira (18) um barco que será utilizado nas fiscalizações ambientais na área da Represa do Salto Grande. 

A embarcação foi obtida graças a um grupo de 21 empresários, moradores daquela região, que investiram R$ 14 mil na aquisição. 

Estiveram presentes à entrega o comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, e o vereador Luiz da Rodaben (PP), presidente da Câmara. 

ENTREGA | Omar, secretários e vereador conferem barco

Em junho deste ano, 26 guardas municipais e cinco servidores da Secretaria de Meio Ambiente participaram de um curso de formação de condutores de embarcações, com diversas atividades teóricas e práticas. 

Realizada pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e ministrada pela Marinha do Brasil, a capacitação teve como objetivo habilitar os alunos para conduzir pequenas embarcações em rios e represas nas proximidades do município, ampliando a fiscalização e os cuidados com o meio ambiente da cidade. 

Com a embarcação, Americana pode intensificar as ações de fiscalização e aumentar a proteção dos recursos hídricos dos rios Jaguari, Piracicaba, Atibaia e da Represa do Salto Grande, bem como coibir atos irregulares como pesca predatória, queimadas, despejo de esgoto e destruição das matas ciliares. 

“A atuação da Guarda será muito mais eficiente com este equipamento. Eu só tenho a agradecer aos que fizeram a doação, pois cuidar da represa é uma obrigação nossa, e com esta embarcação poderemos fazer ainda melhor”, disse o prefeito, Omar Najar. 

“O trabalho de fiscalização na Represa do Salto Grande será intensificado agora. Americana é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo, com servidores capacitados para conduzir embarcações”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também