Com o reforço das medidas preventivas contra a Covid-19, a Prefeitura de Sumaré fez 512 atendimentos do início de abril ao dia 19 de maio na BEM (Base de Excelência da Mulher).
A BEM atende moradoras da cidade com gravidez de risco, com consultas de pré-natal, assim como acompanha dos casos de câncer e pacientes com doenças que necessitam de atenção especial.
“A gravidez é um período que requer muitos cuidados com a saúde da gestante e o desenvolvimento saudável do bebê. A BEM garante o acesso dessas mulheres ao atendimento especializado, com toda a atenção e carinho que elas têm direito e merecem”, disse a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.
A Base de Excelência da Mulher é um espaço idealizado pela prefeitura em parceria com a Faculdade de Medicina da São Leopoldo Mandic.
As pacientes são encaminhadas pelas unidades de Atenção Básica em Saúde de Sumaré. A equipe médica da BEM realiza a triagem dos casos e agenda as consultas por especialidade: ginecologia, mastologia, infertilidade e gestação de alto risco.
“Como prestadora de serviço essencial em saúde pública, a BEM mantém as atividades para as pacientes que não podem interromper o atendimento. Estamos tomando todas as medidas preventivas necessárias para a segurança da saúde da mulher”, completou o prefeito Luiz Dalben (PPS).
A prefeitura ampliou a prevenção contra o coronavírus em todas as unidades de Saúde do município. Na BEM, os médicos, enfermeiros e colaboradores trabalham com máscaras e luvas.
As pacientes recebem máscaras de tecido, esterilizadas e prontas para uso, acompanhadas de folheto informativo sobre o uso e higienização do acessório.
A BEM foi inaugurada em novembro de 2018 e está localizada ao lado do Ambulatório de Especialidades, na região central.
Menos de nove meses depois, o espaço foi ampliado, implantando novas salas de atendimento, sala de mamografia e novas especialidades.