A fiscalização da Lei Seca, coordenada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), autuou 23 motoristas em Americana na madrugada de domingo em blitz realizada na Avenida Brasil, nas proximidades do Parque Ecológico. Do total de autuações, cinco ocorreram por embriaguez ao volante e 18 por recusa do motorista em fazer o teste.
Os autuados terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responder a processo administrativo no Detran para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Ao todo, os fiscais aplicaram 480 testes, 18 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) foram aprendidas e 18 veículos foram recolhidos e levados para o pátio. Outras 11 infrações por desrespeito à legislação vigente foram aplicadas.
Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito à ampla defesa, até que a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) seja efetivamente suspensa.
Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado. Participaram desta operação agentes do Detran, Polícia Militar e Polícia Científica.