sábado, 13 setembro 2025
PREVENÇÃO

Bombeiros alertam população sobre riscos de incêndios em Americana e Santa Bárbara d’Oeste

O tempo seco, a baixa umidade do ar e os ventos fortes favorecem a rápida propagação das chamas
Por
Diego Rodrigues
O Tenente Brustolin, do Corpo de Bombeiros, explicou que a ação humana é o principal fator por trás dos incêndios em vegetação. Foto: Gustavo Shock/TV TODODIA

Nos últimos dias, as cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste têm registrado incêndios de grandes proporções. O tempo seco, a baixa umidade do ar e os ventos fortes favorecem a rápida propagação das chamas.

Favela do Zincão
No dia 10 de setembro, um incêndio atingiu a mata próxima à Favela do Zincão, na região do Parque da Liberdade, em Americana. Graças à rápida atuação do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e de outros órgãos, o fogo não alcançou residências e não houve registro de vítimas graves.

Incêndio de dois dias
Durante os dias 8 e 9 de setembro, outro foco consumiu uma extensa área de vegetação no bairro Nova Carioba, resultando na morte de diversos animais silvestres.

Próximo à rodovia
Em Santa Bárbara d’Oeste, uma grande área de canavial às margens da Rodovia Comendador Américo Emílio Romi (SP-306), próximo à Chácara Andorinha, também foi atingida em 8 de setembro. As chamas se espalharam rapidamente, destruindo um Fiat Uno e chegando perto de trabalhadores que recolhiam feno para o trato de cavalos.

Fogo geralmente começa com ação humana
O Tenente Brustolin, do Corpo de Bombeiros, explicou que a ação humana é o principal fator por trás dos incêndios em vegetação, especialmente durante este período de estiagem. Segundo ele, quando uma pessoa coloca fogo em algum local, o incêndio se propaga rapidamente, considerando que a vegetação está seca e que as condições climáticas, como o vento, favorecem a disseminação das chamas em grande distância e velocidade.

Ainda segundo o tenente, as equipes do Corpo de Bombeiros permanecem constantemente mobilizadas, enfrentando muitas vezes entre 20 e 30 focos de incêndio apenas na cidade de Americana.

Para atuar de forma eficiente, é necessário realizar uma triagem técnica, direcionando os recursos aos locais de maior risco antes de atender às áreas de menor prioridade. Ele acrescentou que os caminhões saem de manhã e só retornam no dia seguinte, combatendo diversos incêndios ao longo do percurso.

Evite descartes em áreas de mata
O tenente também reforçou que a população deve tomar cuidado, evitando atear fogo em lixo, jogar bitucas de cigarro no mato e ter atenção na limpeza de terrenos ou na soltura de balões neste período. Apesar da sobrecarga no atendimento, garantiu que o Corpo de Bombeiros está sempre empenhado em proteger a população.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também