Os bombeiros voluntários de Nova Odessa atenderam a um pedido especial da Etec Ferrúcio Humberto Gazzetta em Nova Odessa. Eles realizaram juntamente com os estudantes do técnico de segurança do trabalho, na quinta-feira (15), um simulado de explosão e incêndio com vítimas para ensinar a comunidade escolar o que fazer em caso de emergência.
O projeto teve como objetivo preparar os alunos – tanto os de Segurança do Trabalho no planejamento da evacuação, quanto os demais integrantes da escola sobre como agir em situações de emergências. Participaram da ação 112 alunos.
O simulado foi realizado junto a alunos do Curso de Segurança do Trabalho do 3º módulo, coordenado pelo Professor do técnico, Luiz Messias, o Riva. Para essa, além dos bombeiros, órgãos públicos como a Guarda Civil Municipal de Nova Odessa, autoridades de Trânsito de Nova Odessa e a Defesa Civil também puderam ajudar no simulado.
Os bombeiros simularam um incêndio iniciando próximo a sala de informática, e os alunos do técnico foram responsáveis por orientar todos os demais alunos da Etec sobre o plano de abandono no caso do incidente.
Para o simulado, houve duas explosões de bombas com fumaça, simulando que nesta área estava pegando fogo com uma vítima. Os alunos usaram extintores para tentar apagar o princípio de incêndio, logo na sequência, os bombeiros voluntários chegaram para auxiliar no combate usando os hidrantes da Etec.
Segundo a escola, os alunos foram orientados sobre o simulado 15 dias antes, mas não sabiam exatamente o dia que ocorreria, “pois, a proposta era ser o mais real possível”, afirma.