O Bosque Manoel Jorge, um dos mais importantes espaços públicos de lazer de Nova Odessa, será revitalizado até o final do ano, com investimentos de R$ 1,1 milhão, com direito a uma fonte luminosa. Os recursos foram negociados pela prefeitura junto ao governo do Estado.
A área, no Jardim Santa Rosa, é muito frequentada por pessoas que praticam atividades físicas. A pista de caminhada é a atração principal do espaço. Há também academia ao ar livre, ampla área verde e pesca na lagoa.
A reforma, que já começou, vai contemplar a troca de todo o alambrado, o conserto das calçadas externas, a revisão elétrica, recapeamento e sinalização das alamedas.
As intervenções complementam um amplo projeto de revitalização, executado em 2018. Desde então, foram instalados gabiões e muros de arrimo para o controle de erosões internas.
Foram construídas uma escada hidráulica para amortecer a velocidade da água e um canal pluvial. Foi canalizada toda a água que descia desde o ginásio de esportes.
A lagoa foi desassoreada. A ação removeu 14 mil metros cúbicos de sedimentos, equivalentes a 1.160 caminhões.
A profundidade da lagoa passou de um para três metros. Acabaram os riscos de inundação. As obras já executadas consumiram recursos da ordem de R$ 4,4 milhões.
Além das obras estruturais, o bosque ganha mais uma atração. Uma fonte luminosa foi instalada e testada na quinta-feira. Jatos de água e luzes coloridas vão divertir o público que passar pelo bosque ao fim da revitalização.
“A fonte vai embelezar o bosque ainda mais. Os visitantes vão se encantar”, disse o prefeito Bill Souza (PSDB).