quarta-feira, 13 agosto 2025
EM RECUPERAÇÃO

Cachorro é resgatado após sofrer pedrada no olho e inicia tratamento em Sumaré

Segundo a veterinária responsável pelos cuidados do animal, foi constatado que uma bactéria se alastrou e ele já não enxerga mais
Por
João Victor Viana
Não se sabe quem atirou uma pedra contra o cãozinho. Foto: João Victor Viana/TV TODODIA

Após viver dias difíceis, o cãozinho Miguelito finalmente respira aliviado. O cachorro foi resgatado no último sábado (9), em Sumaré, com um machucado no olho após levar uma pedrada. Agora, com muito cuidado, ele começa a mostrar que tem força para deixar a tristeza no passado.

Resgatado

Membros da ONG (Organização não governamental) Laticão e da Cadeia para maus tratos foram responsáveis por acionar a Polícia Militar e fazer o resgate. Além das condições precárias do olho, que ficou sem cuidados por uma semana, Miguelito, que é um cachorro sem raça definida, também estava sem as condições ideais de cuidados. Apesar de não estar magro nem debilitado, ele apresentava carrapatos no corpo.

“Ela (tutora) disse o que muitos dizem ‘agora não tenho condição, mas eu já to encaminhando, já estou em contato com o veterinário’, mas ela não sabia que nós sabíamos que já estava há uma semana dessa forma”, contou Sâmia Bisoni, advogada e participante da ONG.

Não se sabe quem deu a pedrada

A origem da pedrada que atingiu a córnea do cão é bastante incerta. A versão contada pela antiga tutora é superficial e o responsável não foi identificado.

Segundo a veterinária responsável pelos cuidados do animal, quando chegou à clínica, Miguelito ainda tinha um resquício de visão. Mas, como a lesão estava avançada e, pelo tempo que passou sem socorro e com a falta de limpeza, foi constatado que uma bactéria se alastrou e ele já não enxerga mais, e provavelmente perderá o olho.

Existe uma cirurgia que pode ser feita para manter o globo ocular, para pelo menos ele ficar sem a deficiência aparente, mas de fato não há mais visão. O procedimento cirúrgico não é simples, e pode não ter o resultado esperado.

Ainda não há um prazo definido, mas o Miguelito irá para a adoção. “Torcemos para que ele, muito em breve, vá para uma adoção responsável e vá para uma família que ame e respeite da maneira que ele merece”, disse Roberta Lima (PRD), vereadora de Americana, que também participou da ação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também