Um caso de maus-tratos contra animais mobilizou equipes da Polícia Civil e protetores na última semana em uma empresa localizada no bairro Itapavussu, em Cosmópolis. A denúncia, enviada de forma anônima, incluía vídeos que mostravam cães em situação de abandono e fome.
Segundo o vereador e protetor de animais, Matheus Pádua, as imagens recebidas foram suficientes para acionar imediatamente as autoridades. “Assim que recebi o vídeo, achei um absurdo. No mesmo dia, acionei a Polícia Civil e fomos até o local para fazer a retirada dos animais”, relatou.
Cenário descrito como ‘filme de terror’
Ao chegar ao endereço, a equipe encontrou uma cadela adulta e dois filhotes debilitados, cercados por sujeira e sem alimentação. Outros dois filhotes não resistiram. “Encontramos os corpos jogados no mato ao lado da empresa. Ele mesmo admitiu que havia descartado os animais”, afirmou o vereador.
O responsável pelos cães morava nos fundos da empresa, onde atuava como caseiro. Segundo Pádua, representantes do estabelecimento inicialmente tentaram negar responsabilidade, mas o vereador afirmou que o caso ocorreu dentro do espaço de trabalho. “Não tem desculpa. Se está dentro da empresa, a responsabilidade também é dela”, disse.

Animais resgatados seguem em recuperação
A cadela e os dois filhotes sobreviventes foram encaminhados a uma clínica veterinária. De acordo com o parlamentar, eles estavam debilitados pela falta de alimentação, mas apresentam melhora. “Ela está muito fraquinha, mas se alimentando bem. Em breve, devem ser encaminhados para lar temporário e adoção”, disse.
Mesmo após o trauma, a cadela permanece dócil. “Ela é muito dócil, mesmo depois de tudo que passou. Foi uma das coisas que mais me marcou”, contou Pádua.

Investigação em andamento
A Polícia Civil segue apurando o caso. O tutor deve responder por maus-tratos a animais, conforme a Lei Federal nº 9.605/98.
Segundo o vereador, o homem demonstrou medo, mas não arrependimento. “Infelizmente, as leis ainda são brandas. Mas espero que ele responda criminalmente e nunca mais possa ter animais”, declarou.





