Em sessão morna após o recesso de inverno, a Câmara de Americana aprovou um projeto de lei, de autoria do vereador Lucas Leoncine (PSD), que estimula investimentos em alta tecnologia e empreendedorismo inovador.
Também foram votadas propostas para a denominação de vias públicas e a inclusão do mês “Maio Cinza” no calendário oficial, voltado à conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de tumores cerebrais. A iniciativa é assinada pelos vereadores Levi Rossi (PRD), Renan de Angelo (Podemos), Roberta Lima (PRD) e Talitha De Nadai (PDT), que destacou: “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de cérebro, tipo de tumor que é muito difícil de ser identificado, pois não há exames clínicos preventivos, como no caso do câncer de mama. Por isso, pedimos a inclusão do Maio Cinza no calendário oficial do município.”

Ao todo, 85 proposituras foram aprovadas durante a sessão. A prisão domiciliar preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro gerou debate entre os vereadores. Pastor Miguel Pires (PRD) criticou a prisão determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes: “Nosso país, aos poucos, vai perdendo sua democracia e caminhando para uma ditadura”, comentou o parlamentar, que ainda alertou para o perigo de o Brasil se tornar uma “Venezuela”.
Por outro lado, a vereadora Professora Juliana (PT) se manifestou favorável à decisão do STF e disse que a fala do vereador Pastor Miguel é preocupante, ao afirmar que vivemos um clima de ditadura.