terça-feira, 18 fevereiro 2025
COMISSÃO ESPECIAL

Câmara de Nova Odessa abre CEI para investigar denúncia contra secretário-adjunto de Leitinho por homofobia

Durante a sessão, o requerimento foi lido em plenário, e os membros da comissão foram sorteados
Por
Andressa Oliveira
Foto: Reprodução/TV Todo Dia

Os vereadores de Nova Odessa formalizaram, na sessão desta segunda-feira (17), a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as acusações de homofobia envolvendo o secretário adjunto de Governo do município, Moisés Lima e o diretor geral da Câmara, Lucas Camargo.

O pedido de instauração da CEI foi apresentado, por meio de requerimento, pelos parlamentares André Faganello (Podemos), Elvis Pelé (PL) e Paulo Porto (PSD), com a justificativa que “a conduta do servidor infringe o Estatuto dos Servidores Públicos Municipais”.

O incidente aconteceu em 17 de janeiro, durante uma reunião no gabinete do prefeito. O secretário adjunto, na época chefe de gabinete, teria feito comentários homofóbicos dirigidos ao diretor geral da Câmara, Lucas Camargo. 

“Entendo que é um direito dos vereadores propor a CEI, como diretor da casa, meu papel é apenas acompanhar o processo. Espero que a justiça seja feita e que o caso seja tratado no âmbito criminal, como deve ser”, comentou o diretor .

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 90 dias, com a possibilidade de prorrogação, caso necessário. “Já temos algumas informações, como boletins de ocorrência e vídeos das pessoas que estiveram presentes na reunião. Elas serão convocadas para depor”, explicou Faganello.

O Prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), e o secretário de Governo, Odair Dias, acompanharam a sessão, no entanto, não quiseram se pronunciar sobre o assunto.



OUTRO LADO

Em nota, o secretário adjunto Moisés Lima lamentou a criação da CEI, e classificou a medida como “uma articulação política desonesta.” 

Sem comentar o caso, o pastor Moisés Lima, que ocupa cargo público desde 2002, ressaltou a trajetória na cidade, destacando o trabalho que desenvolveu em prol de jovens em situação de vulnerabilidade e famílias em dificuldades.

“Jesus disse em Mateus 7:16: ‘a árvore é conhecida pelos seus frutos’. Analise a minha história”, disse o secretário, por meio de nota. 

O Prefeito Leitinho esteve presente na sessão, mas preferiu não comentar sobre o caso. Em entrevista à equipe de reportagem, ele declarou que a responsabilidade de investigar e deliberar sobre a situação é dos vereadores.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também