
Os vereadores de Piracicaba optaram pelo adiamento da votação do projeto de decreto legislativo que institui a criação de uma frente parlamentar contra a instalação de pedágios na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304). A proposta, elaborada pelos vereadores Gustavo Pompeo (Avante), Rafael Boer (PRTB), Renan Paes (PL) e pelo presidente da Casa, Rerlison Rezende (PSDB), entrou na pauta da sessão desta quinta-feira (3) e contou com o apoio de outros vereadores. A previsão é medida seja apreciada na próxima sessão ordinária, marcada para segunda-feira (7).
O objetivo do decreto é reunir esforços para barrar a instalação dos pedágios, promovendo ações políticas e institucionais de impacto, com a participação ativa da sociedade civil, entidades públicas e privadas, movimentos sociais e representantes dos poderes Executivo e Judiciário.
Entre as ações previstas, a frente parlamentar poderá promover audiências públicas, debates, reuniões e encaminhar ofícios e requerimentos aos órgãos competentes, solicitando esclarecimentos sobre a proposta do governo estadual.
A criação de frentes parlamentares semelhantes têm ocorrido em outros municípios da região. Em Americana, a primeira reunião da frente foi realizada nesta quarta-feira (2), e em Santa Bárbara d’Oeste, já estão previstas audiências públicas para o mês de abril.
A proposta barbarense inclui ainda, a criação a criação do site www.sp304sempedagio.com, um canal oficial de comunicação da Frente Parlamentar. A plataforma oferecerá informações atualizadas, documentos e um espaço para que a população possa manifestar sua opinião e acompanhar o andamento das ações.
O QUE É UMA FRENTE PARLAMENTAR?
Uma Frente Parlamentar é um grupo formado dentro da Câmara Municipal por vereadores com interesses comuns em discutir e promover políticas públicas sobre temas específicos. Embora esses grupos não integrem a estrutura oficial da Câmara, atuam como plataformas de mobilização e colaboração para fomentar discussões e ações direcionadas à comunidade.