A Câmara Municipal de Piracicaba pautou uma audiência pública sobre o aumento das tarifas de água e esgoto na cidade. A audiência foi agendada após requerimento de autoria do vereador Renan Paes (PL) que foi aprovado durante a reunião desta quinta-feira (7). Outro requerimento com a mesma solicitação foi adiado. A audiência foi marcada para o dia 20 de agosto, às 19h. O presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) foi convocado para explicar o aumento.
Reajuste de 18,4%
Segundo a Resolução Ares-PCJ nº 638, de 16 de julho de 2025, publicada no Diário Oficial do Município em 17 de julho, as tarifas praticadas pelo Semae serão revisadas em 18,48% a partir de agosto de 2025, em todas as categorias e faixas de consumo. Já os preços públicos dos demais serviços da autarquia serão reajustados em 5,48%.
Presidente do Semae convocado
O requerimento do vereador convoca o presidente do Semae e o procurador-geral do município para a audiência pública do próximo dia 20, que será realizada no Plenário da Câmara. Eles irão discutir o reajuste tarifário de água e esgoto, além de outros assuntos relacionados ao serviço.
O requerimento de Renan Paes foi aprovado com 20 votos favoráveis. A vereadora Silvia Morales ressaltou que a população aguarda o debate, destacando que o aumento de mais de 18% nas tarifas “é muito grande”.
Inicialmente marcada para às 9h, a audiência teve o horário alterado para às 19h por sugestão de parlamentares que consideraram o turno da manhã menos acessível à população. A mudança foi feita após questionamento da vereadora Rai de Almeida (PT), que destacou a importância de garantir a presença dos moradores, pela parte da manhã ser mais inviável devido ao turno de trabalho.

Outro requerimento foi adiado
Já o requerimento 761/2025, assinado pelas vereadoras Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e Rai de Almeida (PT), e pelos vereadores André Bandeira (PSDB), Cássio Luiz Barbosa, Laércio Trevisan Junior (PL) e Marco Bicheiro (PSDB), propõe audiência pública no dia 26 de agosto para discutir o aumento das tarifas de água e esgoto em Piracicaba, porém este requerimento foi adiado por três sessões a pedido do líder de Governo, o vereador Josef Borges (Progressistas) que teve a aprovação de 10 votos favoráveis e 6 contrários.
A proposta prevê convocar o presidente do Semae, a secretária municipal de Finanças e o procurador-geral do Município, além de convidar o prefeito e representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí; dos Comitês e Agência das Bacias PCJ; e do Consórcio Intermunicipal das Bacias PCJ. Segundo os vereadores do requerimento, está muito mais completo e trazendo mais pessoas para o debate, do que o aprovado.
Horário de Trabalho
Vale lembrar que o mesmo vereador que solicitou a audiência pública para 9h da manhã de uma quarta-feira – Renan Paes (PL) foi o mesmo que criticou servidores públicos municipais durante a sessão extraordinária sobre o projeto que autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares.
Na ocasião, o vereador bateu boca com uma munícipe e sugeriu que quem estava no plenário naquele horário deveria estar trabalhando. A sessão aconteceu na manhã de segunda-feira, 30 de junho.
Ainda na sessão
Também foram aprovadas 61 proposituras, sendo 55 requerimentos. Entre eles está o requerimento do vereador Cássio Fala Pira, que solicita audiência pública em 26 de agosto, às 18h, sobre o forte odor de esgoto na rua Josué Marting, no bairro Serra Verde.
Também aprovado o projeto de lei 180/2025 do Executivo, que autoriza a abertura de créditos adicionais especiais no valor de R$ 1,37 milhão no Orçamento de 2025. O recurso é para a Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, pelo excesso de arrecadação e anulação parcial, para atender ao Convênio SJC/FID, para a reforma da ciclovia da avenida Cruzeiro do Sul e implantação de piso intertravado.
Em primeira discussão, foi aprovado o projeto de lei do vereador Wagner de Oliveira, para incluir a Festa do Peão de Piracicaba no calendário oficial de eventos da cidade; e em segunda discussão, o projeto de lei de Renan Paes, sobre a prestação de assistência religiosa em instituições hospitalares.