sexta-feira, 15 agosto 2025
LEGISLATIVO

Câmara de Piracicaba: Tribuna sobre Memorial do Comurba marca sessão com 44 proposituras aprovadas sem debate

Discurso sobre o Edifício Comurba foi o ponto alto da sessão, que aprovou 44 proposituras em bloco e sem debates
Por
Cássia Fossaluza

A 41ª reunião ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba, realizada nesta quinta-feira (14), teve como momento de maior destaque a fala de Cláudio José de Oliveira Campos, filho de uma das vítimas do desabamento do Edifício Comurba, ocorrido em 1964. O prédio de 14 andares desabou, provocando a morte de cerca de 50 pessoas.

Durante o uso da tribuna popular, Cláudio defendeu a construção de um memorial em homenagem aos mortos na tragédia e apresentou slides do projeto arquitetônico, elaborado por voluntários. A proposta prevê a instalação do espaço em um canteiro na esquina das ruas Prudente de Moraes e Boa Morte.

“O projeto está pronto. Solicitamos apoio para sensibilizar o prefeito Helinho Zanata a realizar a obra com urgência”, afirmou.“Já se passaram 15 legislaturas desde o desastre para que se propusesse uma digna homenagem aos falecidos.”

Segundo Cláudio, o próximo passo é viabilizar a construção do memorial. Ele também defende a instituição da “Semana em Memória das Vítimas” como forma de manter viva a lembrança do episódio.

Imagem: reprodução da sessão 
Projeto de monumento em homenagem às vítimas

Pauta legislativa
Após a manifestação na tribuna popular, os vereadores aprovaram, em bloco e sem destaques, as 44 proposituras que compunham a pauta da noite.

Em primeira discussão, foram aprovados sete projetos de lei relativos a denominações. Entre eles, o Projeto de Lei 46/2024, que atribui o nome de Valdemar Correr à Escola Municipal de Educação Infantil localizada na rua Santa Tereza, no bairro Santana/Santa Olímpia. Também foi aprovado o Projeto de Lei 132/2025, que denomina de Professor João Marcos Thomaziello a rua 4 do loteamento Spazio Filleti, no bairro Campestre. Familiares e amigos de vários homenageados acompanharam a votação no plenário.

Quinze requerimentos foram deliberados, oito deles relacionados a temas como coleta de lixo, infraestrutura de postos de saúde, acessibilidade em libras na administração municipal e outros serviços públicos. Os demais trataram da entrega de votos de congratulações.

Ainda em discussão única, os vereadores aprovaram 18 moções — sendo uma de repúdio — e adiaram a votação de outras 13 por duas sessões. Também foram aprovados quatro projetos de decreto legislativo para a outorga de Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.

Homenagem
Durante a reunião, foi entregue moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão, que em 2025 completa 10 anos de atuação.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também