Uma ação movida pela fé e comprometimento com um patrimônio histórico e cultural. essa é a base da história da restauração da Igreja São Benedito, localizada na área Central de Piracicaba há mais de 158 anos. As obras, principalmente, com o telhado precisam ser feitas e para isso, a comunidade da Catedral de Piracicaba, Paróquia Santo Antônio realiza sorteios de prêmios para levantar parte do valor da restauração com a Campanha “Abrace São Benedito”.
Patrimônio
A Igreja de São Benedito foi fechada há mais de cinco anos para que melhorias pudessem ser feitas. O local passou por avaliação de arquitetos, especializados em restauros de patrimônio histórico e teve o projeto aprovado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio de Piracicaba) e também pela lei de incentivo fiscal, por meio da Lei Rouanet, porém não houve adesão de empresas patrocinadoras. Diante disso e da necessidade da obra, a Igreja resolveu custear com recursos próprios e levantar parte do investimento com campanhas de arrecadação.

Restauro buscará as origens
Um dos arquitetos responsáveis pelo restauro, Thiago Torina, comentou que a Igreja passou por várias reformas e manutenções, porém, atualmente há a necessidade de um restauro mais completo e minucioso, começando pela estrutura do telhado e algumas sondagens de solo. A Igreja também retornará a sua cor original, o amarelo ocre, remetido à época em que a cor era sinônimo de marcações de lugares importantes. “Era comum a cor até o final do século XIX, então a cor da fachada será uma das principais alterações que as pessoas vão perceber e sentir ao olhar para a Igreja”, enfatizou.
As camadas de pinturas decorativas também terão destaque no restauro. “Encontramos em alguns locais três camadas sobrepostas e essas camadas serão reveladas através de janelas de prospecção, onde é possível ter uma leitura aprimorada de todas as fases desse contexto histórico”, completou Thiago.
Levantamento histórico
O diretor operacional da restauração, Leonardo Rait comentou que o levantamento histórico realizado é base para as necessidades da reforma. “Foi revelado um estrato muito rico de coisas que estavam escondidas, descobrimos um patrimônio muito mais rico do que a gente imaginava”.
História, Cultura e Fé
O vigário da Catedral de Piracicaba, Leandro Rasera falou sobre a importância histórica e cultural de São Benedito para a cidade. “Ela é a Igreja mais antiga, em sua primeira versão, na cidade. Era chamada de Capela Nossa Senhora do Rosário e depois, quando uma senhora moradora mandou vir da Itália uma imagem de São Benedito, ela foi batizada com seu novo nome. Após isso, vários movimentos culturais que giram em torno de São Benedito, como os congadas, foram acontecendo em torno da Igreja”, contou.
Diante desse valor histórico, cultural e de fé, as pessoas interessadas em ajudar na restauração da Igreja podem adquirir números para os sorteios que estão sendo vendidos pela comunidade e também na Catedral. “Queremos que a Igreja abra as portas o quanto antes para continuar sendo uma fonte de graça no coração das pessoas e no centro da nossa cidade de Piracicaba”, enfatizou o vigário.
Colabore
A campanha “Abrace a Igreja São Benedito”, acontece até início de outubro e as pessoas podem contribuir adquirindo números para o sorteio que será realizado em 4 de outubro pela Loteria Federal e concorrerão a um carro e uma moto zero quilômetro, bicicleta e microondas com airfryer. O regulamento está no site www.catedralpiracicaba.org.br.





