terça-feira, 28 outubro 2025
ATENÇÃO MOTORISTAS

Campinas: Av. das Amoreiras recebe duas novas câmeras de monitoramento para coibir infrações e condutas de risco

Equipamentos começam a registrar autuações nesta terça-feira (28) e reforçam a segurança no Corredor Ouro Verde
Por
Guilherme Pierangeli
Novo trecho da Amoreiras passa a ter monitoração remota. Foto: Emdec

A Avenida das Amoreiras passa a contar com dois novos pontos de videomonitoramento para identificar infrações e condutas de risco no trânsito a partir desta terça-feira (28). A medida foi implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) com o objetivo de ampliar a segurança viária e reduzir o número de sinistros (acidentes) registrados no local 30 entre 2024 e 2025.

As câmeras estão instaladas nos cruzamentos com a Rua Alves do Banho e Avenida Porfírio Cardoso de Novaes, no São Bernardo, e com a Avenida Senador Antônio Lacerda Franco, no Jardim do Lago. Os equipamentos operam de forma integrada ao Centro de Controle Operacional (CCO) da Emdec e já começaram a captar infrações em tempo real.

Local tem placa informando a fiscalização de trânsito por videomonitoramento. Foto: Emdec

Foco na segurança e no transporte público
Segundo a Emdec, os pontos escolhidos ficam em trechos do Corredor BRT Ouro Verde, conhecidos por registros recorrentes de conversões irregulares, retornos proibidos e invasão do corredor exclusivo de ônibus. Na fase de testes, foram flagrados diversos casos de motociclistas e motoristas utilizando indevidamente o espaço reservado ao transporte coletivo.

As novas câmeras possuem visão panorâmica de 360° e são monitoradas remotamente por agentes da mobilidade urbana. A partir das imagens, os profissionais elaboram autos de infração e também acompanham ocorrências como acidentes e bloqueios viários.

Infrações e penalidades
De acordo com a legislação, circular pela faixa exclusiva de ônibus é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47. Já a conversão proibida é classificada como infração grave, com multa de R$ 195,23. Placas de sinalização foram instaladas nas imediações alertando sobre a fiscalização.

Com os novos dispositivos, a avenida passa a ter quatro pontos de videomonitoramento. Outros 11 locais da cidade também contam com câmeras ativas, que, entre janeiro e setembro de 2025, registraram 14,4 mil infrações.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também