
A aplicação da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses foi iniciada pela Secretaria de Saúde de Campinas nesta terça-feira (1º). O reforço segue recomendação do Ministério da Saúde e estará disponível em todos os centros de saúde da cidade.
Novo reforço complementa esquema vacinal já existente
O esquema com duas doses da vacina meningocócica C, aplicadas aos três e cinco meses, será mantido. A vacina ACWY amplia a proteção contra a meningite bacteriana causada pelos sorogrupos A, C, W e Y da bactéria Neisseria meningitidis.
A imunização com a ACWY já vinha sendo indicada para adolescentes de 11 a 14 anos, mas agora passa a fazer parte do calendário de reforço para crianças de um ano, com o objetivo de ampliar a cobertura contra as formas mais graves da doença.
Situação da doença em Campinas e cobertura vacinal
Desde janeiro, foram registrados 19 casos e seis mortes por meningite bacteriana em Campinas. Em 2024, a cidade contabilizou 80 casos e 21 óbitos. Apesar dos números, a cobertura da vacina meningocócica C superou as metas: 97,7% na primeira dose e 102,1% na segunda.
Para receber o novo reforço, os responsáveis devem apresentar documento com foto e, se disponível, a caderneta de vacinação da criança.