domingo, 24 novembro 2024
PROGRAMA REVIVACIDADE

Campinas inicia obras na rua José Paulino, em área central, nesta terça-feira

Projeto trará série de melhorias na área central, integrando parte de uma das ações entregues pelos 250 anos no município em 2024
Por
Isabela Braz
Foto: Divulgação/Emdec

Iniciam-se nesta terça-feira (21), as obras de requalificação da rua José Paulino, no centro de Campinas, fazendo parte da integração do projeto “Rua Completa”, inserido dentro do “Programa Revivacidade”, sendo também um dos projetos de entrega para os 250 anos da cidade que serão completados em 14 de julho de 2024 – sendo anunciadas 250 melhorias até essa data.

Os trabalhos têm início pela região do cruzamento com a avenida Orosimbo Maia, não havendo interdições em nenhuma das vias. As obras são concentradas nas calçadas e envolvem o mapeamento da localização das redes de água e esgoto ao longo da via.

O prefeito Dário Saadi (Republicanos) assinou a Ordem de Serviço (OS) para a realização das obras no último dia 6 de outubro. O projeto prevê acesso seguro e confortável para pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Privilegia o resgate do espaço público para as pessoas e o caminhar com segurança.

A rua José Paulino é ponto estratégico para a requalificação do Centro. Servirá de modelo e indutor para a cidade.

Para a realização de todo o projeto no espaço, a prefeitura, com verba vinda da secretaria de Transportes (Setransp), investirá um total de R$ 4,4 milhões. O prazo estimado para a conclusão de todo o projeto é de 12 meses. As obras são realizadas pela Comercial e Construtora Fênix Ltda.

Obras

A requalificação da rua José Paulino contempla recape e regularização do pavimento asfáltico; nova sinalização horizontal e vertical; substituição do pavimento das calçadas por piso intertravado e implantação de piso podotátil e botoeiras sonoras.

Serão implantadas seis novas paradas de ônibus com abrigos. Duas das paradas terão plataformas elevadas. O local irá receber novo mobiliário urbano, como bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação.

Para diferenciar o pavimento, o piso intertravado será implantado de duas formas: com paginação “espinha de peixe” na faixa de circulação e de “fileira” nas faixas de serviço.

A região também ganhará rampas de acessibilidade e implantação de piso podotátil indicando as rotas acessíveis. As áreas de paradas de ônibus serão delimitadas. Os abrigos serão do padrão “Glicério”. Para a implantação dos abrigos, e melhorar as condições do caminhar, haverá o alargamento da calçada.

Entre as ruas Treze de Maio e Costa Aguiar, o pavimento será nivelado na altura do passeio (calçada), proporcionando a fluidez no “calçadão”. O nivelamento também tem o objetivo de diminuir a trepidação na Catedral Metropolitana, protegendo o patrimônio histórico.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também