quinta-feira, 5 fevereiro 2026
PROJETO HABITACIONAL

Campinas irá receber 2 mil novas moradias na região do Trem Intercidades

A iniciativa faz parte do projeto Novas Centralidades, organizado pelo Governo do Estado de São Paulo
Por
Nathalia Tetzner
O anúncio foi realizado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Reprodução

Campinas terá 2 mil novas moradias populares. O anúncio foi feito na quarta-feira (4), pelo governador Tarcísio de Freitas e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação. 

Sobre o projeto
A iniciativa faz parte do projeto Novas Centralidades, do Governo do Estado de São Paulo. No município, o empreendimento será implantado na área do antigo Pátio Ferroviário, entre a Vila Industrial e o Centro.

As moradias estão associadas à futura estação do Trem Intercidades do Eixo Norte, que terá como ponto de partida a Estação Cultura. 

Transformações
O projeto prevê a transformação da área hoje ocupada pelo Pátio Ferroviário em um bairro de uso misto, com moradias, atividades econômicas, serviços, espaços culturais e infraestrutura de transporte. 

A proposta urbanística busca eliminar a barreira física existente entre a Vila Industrial e o Centro, promovendo maior integração urbana. 

Beneficiários
Do total de unidades habitacionais previstas para Campinas, cerca de 75% serão destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos. A Prefeitura de Campinas tem um projeto de revitalização para a área do Pátio Ferroviário que reservou uma área de 37 mil metros quadrados vocacionados para habitação. 

O projeto prevê a requalificação da Estação Cultura e a construção de novas plataformas para atender tanto o trem expresso, que fará a ligação entre Campinas e São Paulo em cerca de 64 minutos, quanto o Trem Intermetropolitano, que conectará Campinas a Jundiaí. 

Integração de eixos
A integração entre moradia e transporte de alta capacidade é um dos principais eixos do projeto, reduzindo deslocamentos e estimulando a ocupação ordenada da área central da cidade. 

O empreendimento será viabilizado por meio de uma parceria público-privada, que ficará responsável pela construção e exploração comercial da área. Segundo o cronograma divulgado, o edital para seleção das empresas interessadas deverá ser publicado ainda em fevereiro.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também