sábado, 23 novembro 2024
ELEIÇÕES 2024

Campinas lidera ranking de denúncias de propaganda eleitoral irregular

Município se destaca com cidade com o maior número de reclamações da região, totalizando 65 denúncias, seguida de Monte Mor e Piracicaba também chamam a atenção, com 32 e 25 denúncias.
Por
Felipe Gomes
Foto: Vitória Silva/ TODODIA

Do início do período de propaganda eleitoral obrigatória até a tarde desta quarta-feira (4), os municípios de cobertura do Jornal TODODIA já contabilizaram 218 denúncias de propaganda irregular. No estado de São Paulo, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recebeu um total de 4.674 denúncias. Dentre essas, 1.345 são relacionadas a prefeitos, 2.621 a vereadores, 28 a vices e 680 a coligações, federações e partidos.

Campinas se destaca como a cidade com o maior número de reclamações da região, totalizando 65 denúncias, seguida de Monte Mor e Piracicaba também chamam a atenção, com 32 e 25 denúncias. Outras cidades que registraram queixas incluem Americana (14), Hortolândia (19), Limeira (15), Nova Odessa (2), Paulínia (19), Santa Bárbara d’Oeste (20) e Sumaré (7).

Para entender melhor a percepção da população sobre o impacto da propaganda eleitoral nos cruzamentos e sua relação com a poluição visual e o trânsito, a equipe da TVTODODIA conversou com a população da região “Eu acho um total desrespeito com a população, atrapalha bastante e dificulta a visibilidade. Uma hora ou outra vai acabar causando um transtorno, algum acidente. Eu trabalho no Distrito Industrial, na rotatória com o Prefeito Isaias Romano, naquele balão grande que tem ali, tem aquelas flags que fecham tudo lá. Já é um local com bastante acidentes, agora então, terrível” comentou Fabiano, morador de Santa Bárbara

As regras proíbem propagandas em bens públicos, como postes de iluminação e sinalização de tráfego; uso de outdoors, distribuição de brindes como camisetas e canetas; telemarketing; disparo de conteúdo em massa; uso de alto-falantes a menos de 200 metros de prédios públicos; e realização de showmícios.

Os eleitores que se depararem com situações irregulares podem denunciar por meio do site Pardal do TSE ou pelo aplicativo disponível nas lojas virtuais. O portal também fornece informações sobre o andamento das denúncias e recomendações sobre as regras da propaganda eleitoral.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também