quinta-feira, 2 maio 2024

Avião retorna a Viracopos após ter radome (‘nariz’) atingido por ave

Incidente aconteceu 20 minutos depois da decolagem; passageiros foram realocados 

Foto: Cleuton Matos

Um avião da Azul retornou ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, após ter o radome (‘nariz’) atingido por ave. A aeronave retornou 20 minutos depois da decolagem.

O voo tinha como destino o Galeão, Aeroporto Internacional Tom Jobim, localizado no Rio de Janeiro. A saída aconteceu às 15h40 e a aterrissagem ocorreu às 16h.

A companhia afirmou, em nota, que não houve problemas no desembarque dos tripulantes. A assessoria da Azul ainda explicou que os passageiros foram reacomodados em outros voos.

“A companhia lamenta eventuais aborrecimentos ocorridos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações”, relatou a Azul.

Sobre o radome

O radome, popularmente conhecido como ‘nariz’ do avião, é uma das partes mais complexas das aeronaves, e deve ser resistente e permeável ao mesmo tempo. Nele, estão localizadas funções importantes como o radar meteorológico, sistema de aviso de proximidade ao solo e localizador.

Os casos de ‘bird strike’, como são conhecidas essas situações na aviação em que a aeronave se choca contra aves, podem provocar a queda do avião.

Em 2019, um estudo realizado pelo Aeroporto de Viracopos registrou áreas de concentração de aves que podem causar riscos nas operações. O relatório incluiu 11 cidades em um raio de 20 km a partir do centro da pista de pouso e decolagens do terminal. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também