Esse é o terceiro dia de estragos na cidade
A quinta-feira (19) foi marcada por momentos de terror e desespero aos moradores da cidade de Campinas. O temporal que atingiu a cidade no final da tarde, provocou enxurradas, alagamentos e muito estrago, com queda de ponte e ruas danificadas.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) choveu 103,4 milímetros em duas horas. Volumes tão elevados, que colocou o município de Campinas em estado de Atenção. A média de chuva para mês de janeiro na cidade é de 277 mm, volume ultrapassado nas primeiras semanas de janeiro.
Ruas e avenidas de diversos bairros ficaram alagadas, a força da chuva volumosa, formou enxurradas no bairro Jardim Santa Lúcia, que arrastou veículos que estavam estacionados. A força da água foi capaz de remover placas de camada asfáltica de diversas ruas do bairro.
Um idoso de 65 anos morreu de parada cardíaca após ter a sua casa alagada no Jardim Santa Lúcia. De acordo com os familiares, ele entrou em desespero e ficou nervoso ao ver a água invadindo sua casa, em seguida passou mal e caiu no chão da sala. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas idoso já tinha entrado em óbito. Sua casa é uma das dezenas de imóveis atingidos pelos alagamentos dessa quinta-feira.
Na Rua Ferdinando Turquete, no Jardim das Bandeiras 2, uma ponte caiu e um carro foi arrastado para dentro de um córrego que passa pelo local. Não há informações sobre feridos. Carros e motos foram arrastados pela força da água. Uma mulher foi resgatada após seu carro ficar ilhado na Avenida Dr. Carlos de Campos, na Vila Saturnia..
Uma cratera se formou na Rua Barão de Jaguara, na área comercial de Campinas. Um veículo caiu na cratera e teve a frente danificada.
No Campinas Shopping, parte do teto desabou durante o temporal. Os corredores ficaram alagados. Já o Centro de Compras do Jardim do Lago ficou com os corredores alagados e as lojas precisaram ser fechadas para serviço de manutenção e limpeza.
Um balanço parcial foi divulgado pela Prefeitura de Campinas, com os estragos causados pelo temporal dessa quinta-feira. A cidade registrou 16 imóveis alagados, duas quedas de árvores, quatro imóveis com riscos estruturais, três quedas de muro, três muros com riscos de desabamento, três erosões em via pública e o desabamento de uma ponte.