sexta-feira, 28 março 2025
Campinas

Receita Federal apreende peças de fuzis em Viracopos

Componentes estavam distribuídos em 14 cargas e tinham como destino quatro estados
Por
Guilherme Pierangeli
Fuzis estavam em 14 encomendas encontradas em Viracopos – Divulgação/Receita Federal

A Receita Federal apreendeu diversas peças de armas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A apreensão ocorreu na terça-feira e foi divulgada ontem pela Receita. Segundo o órgão, essas peças poderiam ser montados para formar pelo menos 30 fuzis. Elas estavam ocultas, distribuídas em 14 cargas diferentes, enviadas dos Estados Unidos e destinadas aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Esquema e fiscalização

As partes dos armamentos foram encontradas ocultas em prensas hidráulicas e em outras mercadorias, com falsas declarações de conteúdo. A Receita Federal realiza a seleção de cargas para fiscalização com base em um levantamento de dados que aponta indícios de ilícitos, mercadorias proibidas ou tentativas de fraude.

Regras para importação de armas

A importação de armas e suas partes é controlada pelo Comando do Exército, sendo necessária autorização prévia antes do envio no exterior. Além disso, esse tipo de importação não pode ser realizado por serviço postal ou remessa expressa, modalidade pela qual os armamentos apreendidos foram enviados.

A Receita Federal destacou que, nas fiscalizações de remessas expressas, conta com o apoio das empresas de courier para identificar tentativas irregulares de importação.

O caso agora passa a ser investigado pela Polícia Federal.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também