Domingo teve recorde de público: 15 mil pessoas participaram dos festejos na Praça da Bandeira
‘O Itatiba Carnaval 2023 – Compartilhe Sua Alegria’ foi um sucesso após cinco dias de festejos na Praça da Bandeira, reunindo cerca de 40 mil pessoas. O evento marcou a retomada da festa, após dois anos de pandemia, e contou com diversas atrações, desde a noite de sexta-feira até a noite de ontem.
A abertura oficial foi realizada com entrega da chave da cidade ao Rei Momo José Carlos de Lima Netto e o encerramento aconteceu com show do grupo Piracema. O prefeito Thomás Capeletto de Oliveira destacou que o Carnaval movimentou a economia local, gerando empregos e trazendo alegria para a população.
O domingo foi o ponto alto da programação: 15 mil pessoas curtiram show do Bloco Namoradeira, marchinha típica de Itatiba e show da Banda Pôr do Som. Além disso, duas matinês infantis foram realizadas no domingo e terça-feira, com músicas adequadas à faixa etária dos pequenos, pintura facial e recreação.
Confira os destaques a cada dia de festa:
Sexta-feira, 17/02 – A Praça da Bandeira ficou lotada para o público receber as marchinhas carnavalescas executadas pela Corporação Musical Santa Cecília. Na sequência, o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira entregou a chave da cidade ao Rei Momo, abrindo oficialmente o Carnaval 2023, que teve sequência com o 44o. desfile do Bloco Demônios Acadêmicos da Benjamin, e suas tradicionais piadas à política local, nacional e internacional. O bloco fez neste ano uma homenagem à dona Helena Pupo, moradora da Praça por décadas– sua presença era constante na janela de sua casa, por onde viu boa parte da história de Itatiba passar. Dona Helena faleceu em janeiro último e teve uma caricatura sua colocada na conhecida janela.
Sábado, 18/02 – O Bloco Tradição juntou centenas na ladeira da Piza e Almeida na tarde de sábado. O calor e o tempo nublado não foram empecilhos para que famílias de tradição no samba itatibense, muitos ritmistas de antigas escolas, com a Unidos de Santa Cruz, Mocidade Independente Metelão, entre outras, celebrassem, agora compondo a bateria comandada pelo mestre Giba. Nomes de antigos entusiastas e apoiadores do samba local foram lembrados no curto cortejo, que culminou em roda de samba em frente ao tradicional Clube 7 de Setembro, na rua Campos Salles, até o fim da tarde.
Domingo, 19/02 – Ponto alto da festa, teve show dos convidados do bloco Namoradeira, tocando clássicos do samba e do axé. Após parada para o cortejo, em que milhares celebraram pelas ruas centrais. Neste ano, a novidade foi a integração da bateria da Escola de Samba Águia Dourada, que acompanhou o trajeto e fez a festa depois até por volta das 19h. Na sequência, grande público assistiu ao show da Banda Pôr do Som, que agitou até às 22h com axé e MPB.
Segunda-feira, 20/02 – O sol voltou com tudo, mas não espantou o público que percorreu o novo trajeto do Bloco Desbocados, só pelas ruas do Centro. Na volta, a concentração na Praça da Bandeira teve roda de samba com os músicos do bloco. Nem uma pancada de chuva que caiu no fim da tarde espantou quem esperava para ver o pagode do Grupo Pegada Nossa, que fez a festa até por volta das 22h.
Terça-feira, 21/02 – A Banda Namoradeira abriu a programação com suas marchinhas autorais e de compositores do interior paulista, fazendo o esquenta para o grande público que acompanhou o Bloco Sputinik, na ladeira da rua Tobias Franco, lotada de pessoas que fizeram o ‘lançamento do foguete’ subindo de costas. Quase no final do cortejo, uma forte chuva caiu na área central, mas não esfriou a empolgação. A maioria ficou até a noite, quando o grupo Piracema pode se apresentar – o show previsto inicialmente para sábado foi remanejado devido ao mau tempo, que havia molhado o palco no final da tarde – fechando a festa.