Ao menos 500 veículos participaram na manhã de hoje da Carreata Rosa do Bem, segundo o instituto de mesmo nome, que organizou o evento. Carros de passeio, motoclubes, jipeiros e até caminhões enfeitados com balões em tons rosa transitaram por dez quilômetros pelas ruas centrais de Americana para chamar atenção da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A carreata foi puxada por três trenzinhos com mulheres que venceram o câncer ou aquelas que estão em tratamento. A presidente do instituto, Maria Fernanda Grecco Meneghel, não escondia a felicidade pelo resultado do evento. Sexta-feira (16), ela disse que ficaria feliz se 100 veículos participassem.
Pelo menos 400 pessoas trocaram o vale adesão da carreata por alimentos e receberam kit com máscara, adesivo e bexiga com sementes de ipê branco. É um símbolo da paz. Os balões biodegradáveis que enfeitaram os carros foram soltos no final do evento, para que pudessem germinar onde caíssem.
“É um amor que transborda. É amor pela vida”, resumiu Maria Fernanda, ao abrir a carreata, iniciada às 9h. “É uma atitude em prol da vida. Vai fazer muita diferença. Estou muito feliz. As pessoas estão aqui para impactar na vida dessas mulheres”, disse a presidente.
Fernanda ainda levou uma mensagem de esperança às mulheres presentes que passam por tratamento contra o câncer. “Estamos aqui como prova de vida. Estou aqui para comemorar a vida com vocês. Vocês já venceram, vocês são guerreiras. É um momento de energia maravilhoso, de luz”, resumiu.
A ex-primeira dama do Estado Lu Alckmin foi a madrinha do evento. Ao parabenizar Fernanda e os envolvidos na campanha de prevenção ao câncer, Lu disse que se sentia honrada em ser a madrinha e estar pelo 10º ano na cidade. “Americana é um exemplo para o país. Esta campanha está salvando vidas”, afirmou.
O ex-governador Geraldo Alckmin também prestigiou o evento. Ele disse que a campanha é importante na prevenção ao câncer de mama, que é o tipo que mais atinge as mulheres. “O Rosa do Bem está comemorando dez anos atendendo mulheres no diagnóstico, exames e tratamento. É um trabalho belíssimo da Maria Fernanda e equipe. É um exemplo para as demais cidades do Brasil”, disse o ex-governador.
Motoclubes da região marcaram presença. Um deles foi o Biker For Christ. O pastor Neto Grous disse que toda ação que incentiva a prevenção e a necessidade de as mulheres se prevenirem, estar se cuidando, ajuda a salvar vidas.
Residente na Bahia, Tereza Santos Silva, 47, atualmente residente em Santa Bárbara para fazer tratamento de câncer em Campinas, seguiu para Americana especialmente para acompanhar a carreata. “Sou apaixonada por tudo isso”, disse. Depois de 38 sessões de radioterapia, Tereza contou que foram momentos muito difíceis, mas faria tudo de tudo, para se manter viva. “Eu sou um milagre”, desabafou Tereza.
ARRECADAÇÕES
Durante a semana, o instituto deve divulgar a arrecadação de alimentos que serão doados a instituições de caridade. Também estão sendo realizadas as mamografias nas clínicas particulares, para diagnóstico da doença. Neste mês comemora-se o Outubro Rosa, de prevenção aos cânceres que mais atingem as mulheres.