quinta-feira, 18 abril 2024

Causa animal elege três na região

A causa animal na região terá um reforço importante a partir de janeiro de 2021 com a entrada de representantes do movimento nas Câmaras de Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia. Com forte trabalho na proteção dos animais, eles conquistaram uma cadeira em cada uma das cidades, respectivamente Kátia Ferrari (PV), Alan Leal (Patriota) e Márcia Campos (PSB), que prometem lutar por essa bandeira, mas sem abrir mão de outras causas sociais.

A mais votada do trio foi Kátia Ferrari, com 1.772 votos. Ela foi a quarta colocada na cidade. Voluntária do SOS Animais, ela tem atuação na causa há mais de 15 anos. “Participo dos mutirões de castrações, auxilio nas orientações sobre questões de maus-tratos e posse responsável, acompanho diligências de apuração de maus-tratos e resgates”, contou.

Nessa causa, uma de suas propostas, que tentará viabilizar junto à prefeitura, é o “Castramóvel” em áreas de grande concentração de animais e de população carente e vulnerável.

Fora da área dos animais, Kátia quer trabalhar em prol das crianças, da educação e na defesa das mulheres.

Com 1.299 votos, Alan Leal iniciou a atuação na causa animal em 2013, no “PTB Animal”. Ele contou que cursou direito para saber como agir por meio da legislação na proteção dos animais e no controle populacional. Foi ainda assessor do deputado estadual Delegado Bruno Lima (PSL), que tem forte atuação na causa animal.

“Vamos investir em castrações, censo animal e microchipagens, além de trazer recursos estaduais por meio dos deputados. Entendo que seja necessário educar a população sobre cuidados básicos com os animais e o os riscos das situações de maus-tratos”, afirmou o vereador eleito, que defende ainda bandeiras como esporte, educação e saúde.

Em Hortolândia, a bandeira dos animais será erguida na Câmara pela vereadora eleita Márcia Campos, que levou o nome do “Projeto Cão Feliz” inclusive para a urna. Ela teve 1.067 votos e promete dar voz e vez aos animais.

“Além de controle populacional, para que o munícipe tenha a possibilidade de castrar os animais gratuitamente, é preciso também facilitar o acesso ao cuidado. Precisamos saber quantos são, onde estão, e isso é possível fazer com a microchipagem. Precisamos ampliar os atendimentos de consultas”, defendeu.

A futura vereadora se diz “apaixonada pela vida” e quer levar essa paixão para o Legislativo. “Acredito que quem tem compaixão pela vida dos bichos, consegue enxergar as necessidades do ser humano, suas mazelas, onde existe carências, vulnerabilidade”, afirmou.

Ela já adiantou que quer discutir dois assuntos polêmicos, mas que a seu ver causam sofrimento aos animais: fogos de artifício e tração animal (uso de charretes), além da pauta ambiental.

AMERICANA

Em Americana, quem chegou mais perto da eleição defendendo a causa animal em 2020 foi Gilberto Boby Boby, que ficou como segundo suplente do PV ao conquistar 885 votos.

A cidade já teve um vereador da causa, Guilherme Tiosso (PSD), que perdeu o cargo no fim de 2018 após ser cassado por mudar de partido. Ele tentou voltar ao Legislativo esse ano, mas somou apenas 543 votos e ficou de fora.

ALAN | Eleito vereador em Sumaré com 1.299 votos: atuação no “PTB Animal” (Foto: Divulgação)

MÁRCIA | Candidata do PSB em Hortolândia, assume cadeira na Câmara em 2021 (Foto: Divulgação)

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também